
Na incansável busca por garantir o acesso à educação e os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belém do Piauí promoveu uma ação conjunta na manhã desta sexta-feira, 09 de fevereiro. As Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e o Conselho Tutelar uniram forças em uma iniciativa crucial intitulada “Fora da Escola Não Pode”.
O Busca Ativa Escolar, ferramenta que articula uma metodologia social com tecnologia, foi o cerne dessa mobilização. Essa iniciativa permite a identificação e o retorno de crianças e adolescentes às salas de aula. Uma passeata emblemática, denominada de “Fora da Escola Não Pode”, foi o ponto de partida, percorrendo avenidas, ruas, bairros da sede municipal e povoados. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da educação e da presença dos jovens nas escolas.
Portando faixas, cartazes e utilizando um carro de som, os participantes reforçaram a mensagem em cada visita domiciliar. A ação não se restringiu às áreas urbanas, estendendo-se também à zona rural, garantindo que nenhum lugar ficasse de fora dessa importante iniciativa.
De volta à Secretaria de Educação, os participantes foram divididos em equipes para continuar com as visitas domiciliares, enfatizando a necessidade de garantir a presença de todas as crianças na escola.
A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, ressaltou a importância da campanha, reconhecendo o papel fundamental de todos os envolvidos. “Hoje, mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso com cada criança e adolescente de Belém do Piauí. A educação é o alicerce do futuro e é nosso dever garantir que todos tenham acesso a esse direito fundamental. Com a união de esforços de todas as secretarias envolvidas, estamos fortalecendo os laços com nossa comunidade e construindo um futuro mais promissor para nossos jovens. Que esta ação seja apenas o primeiro passo de uma jornada contínua em prol da educação e do desenvolvimento de nossa cidade.” Disse a secretária.
Além disso, diversos representantes das áreas envolvidas, como Saúde, Assistência Social e Cultura, também se pronunciaram, destacando a relevância do projeto para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, bem como para a promoção da igualdade de oportunidades e o combate à exclusão escolar.
Também engajaram-se na iniciativa os secretários de Saúde, Nil Boeiro, de Assistência Social, Anaías Carvalho, Edson Ribeiro, da Cultura, bem como o coordenador Jairo Dias e a diretora da Escola Monte Sinai, Elidalva Oliveira, entre outros colaboradores que contribuíram ativamente para o sucesso dessa importante ação em prol da educação e do bem-estar do município.
Mais fotos;