
A prova SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí) é um exame onde são testados os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática envolvendo estudantes das redes estadual e municipal de ensino a fim de se elaborar um diagnóstico sobre a Educação do Piauí.
Sabendo disso e da importância de prover um ambiente de estudo adequado aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí, que tem como gestora a secretária, Claudia Ribeiro, realizou durante os dias 19 e 20 de agosto, um preparatório intensivo aos alunos da rede municipal de ensino.
O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, criado em 2011 a fim de diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual de educação. Aplicado anualmente, avalia de modo censitário os alunos dos 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Em Belém, o diagnóstico da SAEPI é feito com alternância entre as faixa etárias de idade de acordo com o ano aplicado, e nesta edição de 2021 (dois mil e vinte um) os alunos que realizarão as provas serão das turmas do 2° e 5° ano da escola José de Moura Leal, fundamental I, e os estudantes do 9° ano do Ginásio Monte Sinai, fundamental II.
Durante a abertura da eventualidade que ocorreu de forma simultânea nas duas escolas, gestores e mobilizadores da formação se pronunciaram. A primeira pessoa a discursar foi a secretária Cláudia, que falou sobre a importância da formação com os alunos realizarão a prova.
“Neste momento eu sinto uma forte emoção, por poder prestigiar a volta às aulas e a volta de momentos como esse, que apesar de todas as limitações nos trazem a esperança de dias normais. Quero dizer também que nada foi fácil para chegar até aqui, mas graças ao esforço dos professores e profissionais da educação conseguimos preparar um ambiente como este, e uma programação vasta e educacional, para que possamos ter um ensino dinâmico. Por fim, quero dizer que os estudos são a ferramenta de mudança social, que vai permitir que vocês tenham mais êxito na vida pessoal e social, e que Belém tem um bom histórico de notas nesta prova e eu sei que vocês serão capazes de manter essa média”, comentou a secretária Cláudia.
Em seguida, o coordenador do programa no município, Jairo Dias, falou sobre o objetivo da formação. “O principal objetivo foi repassar as normas de aplicação da prova oficial para que os alunos tomem conhecimento. Estamos aqui para podermos desenvolver esse trabalho de forma dinâmica, e esperamos que todos participem de forma ativa buscando o máximo de aprendizagem,” frisou.
Dando prosseguimento foi servido um café da manhã aos presentes, dando continuidade foi iniciado a parte didática e dinâmica nas redes de ensino. A parte educacional foi ministrada pelos professores das suas respectivas escolas, atendendo as necessidades de ensino que serão exigidas no momento da prova.
Já a parte dinâmica foi desenvolvida por grupos musicais, como o conjunto Valentes de Cristo, da Assembleia de Deus, e o cantor evangélico Ezequiel Dias, além de atividades físicas desenvolvidas pelos professores e o grupo de jovens da pastoral da igreja católica.
Por fim, foram convidados alunos aprovados em múltiplas universidades, com trajetória de ensino e formação na rede municipal, para realizarem palestras e uma roda de conversa relatando os caminhos e percalços em seus caminhos até a aprovação, sendo eles José Fabrício, graduando do 8° período de licenciatura em ciências biológicas, e os recém aprovados, Eduarda Marques, aprovada em Arquitetura, Raislúcio Leal, aprovado em direito e Yasmin Carvalho, Jovem Senadora, e aprovada em psicologia, que estiveram palestrando para o público alvo.
Vale ressaltar que por conta da pandemia do Covid-19 todas as atividades preparatórias realizadas seguiram todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Confira Fotos;