
A Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí promoveu na tarde desta sexta-feira (25), o 1º Percurso Formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) 2025.
O encontro, realizado na Escola José de Moura Leal, contou com a participação de gestores escolares, professores da educação infantil, formadores e o secretário municipal de Educação, Renato Rômulo, com o objetivo de qualificar as práticas pedagógicas e assegurar a alfabetização das crianças no tempo adequado.
O evento contou com a mediação da formadora Michelly Carvalho, do coordenador do PPAIC, Franklyn, e do formador municipal José Ailton, além da participação especial da coordenadora do Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), Ingrid Leal.
A abertura contou com um momento simbólico quando a pequena Ana Vitória — que concluiu a Educação Infantil com domínio da leitura — demonstrou na prática a importância do programa para o desenvolvimento educacional das crianças.
Na oportunidade o secretário de Educação, Renato Rômulo, reforçou o compromisso do município com a alfabetização na idade certa. “Para a Educação, é fundamental ter um alicerce, e a alfabetização precisa de um cuidado especial. Ela deve ser tratada com prioridade, pois é a base para todo o processo de aprendizagem futuro.”
Ingrid Leal trouxe para o debate a importância da inclusão cultural nas salas de aula, incentivando os professores a refletirem sobre suas próprias culturas e como isso influência seu trabalho.
”Hoje plantamos as sementes do Respeito, da Equidade e da Justiça Social — e tenho certeza de que, com o cuidado e a dedicação de todos, a colheita será transformadora. Quero deixar meus sinceros agradecimentos à equipe do PPAIC pelo convite e pela parceria nessa jornada. Juntos, seguimos fortalecendo uma educação que acolhe, inclui e transforma”.
Mais fotos do encontro