Duas candidatas desistem da eleição na UFPI e lista tríplice é definida

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nesta terça-feira (10) a lista tríplice com os nomes dos candidatos à reitoria e vice-reitoria da instituição. A consulta acadêmica, realizada em 15 de maio, contou com três chapas concorrentes. A Chapa 2, liderada pelos professores Nadir Nogueira e Edmilson Miranda, recebeu a maioria dos votos.

As outras duas chapas, compostas por Lívia Nery e Welter Cantanhêde (Chapa 1), e Flávia Lorenne e Viriato Campelo (Chapa 3), ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, mas ambas desistiram da disputa.

Com a desistência das Chapas 1 e 3, foi necessário inscrever novos nomes para compor a lista tríplice. Assim, além da professora Nadir, foram incluídos Jacqueline Lima Dourado (reitoria) e Carla Verônica Rodarte de Moura (vice), além de Marcos Antonio Tavares Lira (reitoria) e Waleska Ferreira de Albuquerque (vice).

Novos nomes foram adicionados para compor a lista - (Reprodução/UFPI)
Novos nomes foram adicionados para compor a lista – (Reprodução/UFPI)

Em entrevista ao Portal O Dia, o professor Marcos Lira explicou que a lista não é diretamente vinculada à votação, já que qualquer pessoa com doutorado pode se candidatar. Ele destacou, porém, que há expectativa de que Ministério da Educação (MEC) leve em consideração o resultado da consulta acadêmica, na qual a professora Nadir foi a mais votada.

“Nos inscrevemos por precaução, foi uma maneira de ter três nomes na lista, já que as demais candidatas desistiram. Mas esperamos que seja levado em consideração a consulta à comunidade universitária. Estamos ao lado da professora Nadir”, afirmou.

Uma vez formada a lista, será produzido um relatório que será encaminhado para o Governo Federal para que seja escolhido o novo reitor. Quem faz esta escolha é o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Entenda como funciona a escolha da nova reitoria da UFPI

Em maio deste ano foi realizada uma consulta pública na UFPI acerca da nova reitora da instituição. A professora doutora Nadir Nogueira e Edmilson Moura foram os mais votados, obtendo 6.647 votos (48,3%). Pela primeira vez na história da universidade, a administração poderá ser gerida por uma mulher no quadriênio 2024-2028.

Na consulta pública candidataram-se a professora Lívia Nery e Welter Cantanhêde, candidatos a reitora e vice, respectivamente. Eles conquistaram 3.228 votos, representando 34,85% da população votante. A outra chapa, composta pela professora Flávia Lorenne como candidata a reitora e de vice o professor Viriato Campelo apareceram em terceiro lugar ao obter 1.364 votos, ou seja, 16,84% da preferência.

Nadir Nogueira é a mais votada para reitoria da UFPI - (Reprodução/ Instagram)
Nadir Nogueira é a mais votada para reitoria da UFPI – (Reprodução/ Instagram)

O processo para a escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFPI ocorre em quatro etapas. A primeira foi a consulta acadêmica, na Uma vez formada a lista, será produzido um relatório que será encaminhado para o Governo Federal para que seja escolhido oqual professores, alunos e técnicos-administrativos votaram para escolher quem gostariam que assumisse a administração superior. Esta primeira fase não é a eleição propriamente dita, mas seu resultado subsidia o Colégio Eleitoral, que é quem vota a lista tríplice.

A segunda etapa consiste na homologação pelo Conselho Universitário (Consun) do resultado da consulta à comunidade acadêmica. Esta fase ocorreu no último dia 26 de junho, mais de um mês após a votação. O Consun se reuniu e homologou os nomes de Nadir Nogueira e Edmilson Miranda em primeiro lugar na consulta universitária.

A terceira etapa da eleição para reitor da UFPI consiste na votação pelo Conselho Universitário para a formação da lista tríplice.

Fonte: Portal O Dia