Dia do Nordestino; conheça 8 famosos que espalham talento pelo Brasil

No dia 8 de outubro é comemorado o dia do nordestino. A data escolhida foi oficializada em 2009 e busca combater o preconceito e homenagear a parcela do povo brasileiro originária da região nordeste. A data para a comemoração foi escolhida em homenagem ao grande artista centenário Patativa do Assaré.

Poeta, cantor e compositor, o cearense Patativa foi escolhido para representar todo o povo do nordeste. De acordo com o IBGE, o nordeste tem mais de 56 milhões de habitantes, o que faz da região, em termos populacionais, a segunda maior do país, depois apenas do sudeste.

Alcione nasceu em São Luís, no Maranhão. Ela é a quarta de nove filhos. A cantora se formou professora primária em sua cidade, mas, em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou sua exitosa trajetória musical. Este ano, a cantora lançou protagonizou o documentário “O Samba é Primo do Jazz” que irá contar sua história na música. A cinebiografia mostra uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal, sempre rodeada da família e amigos.

Caetano Veloso nasceu em 1942 em Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo Baiano, próximo de Salvador. Ele demonstrou gosto pela música quando tinha cinco anos, mas foi aos 19 anos, que o interesse intensificou-se, graças à Bossa Nova. No dia sete de setembro, Caetano lançou seu livro ‘Narciso em Férias’. A obra faz um relato íntimo e detalhado de sua prisão pela ditadura militar em dezembro de 1968. No total, o músico ficou 54 dias em cárcere.

Luís Lázaro Sacramento Ramos nasceu em 1978, em Salvador, na Bahia. Aos 15 anos ele entrou para o Bando de Teatro Olodum, formado por atores negros. Seu primeiro trabalho foi a série de peças “Ó Paí Ó”, em 1993. Ele ficou mais famoso em rede nacional ao juntar-se a Wagner Moura e Lúcio Mauro Filho em uma produção da Rede Globo, em 2003. Este ano, Lázaro Ramos e Daniel Filho foram indicados para o Brasil no Festival de Cinema do BRICS, realizado em Moscou, pelos filmes “Silêncio da Chuva” e “Medida Provisória”.

Antônio Carlos Santos de Freitas nasceu em 1962, em Brotas, bairro de Salvador (BA). Seu nome artístico, Carlinhos Brown, é uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970. Carlinhos começou a carreira como percussionista, mas, com o tempo, tornou-se cantor, compositor, produtor e apresentador de TV. Atualmente é um dos artistas que compõem o quadro de jurados do programa The Voice Brasil

A atriz Fabiana Karla é de Recife, Pernambuco. Ela começou a carreira de atriz no grupo de teatro de um centro religioso de sua cidade até se inscrever no festival de teatro amador do colégio e ganhar o prêmio de melhor atriz. Em 2001, ela se mudou para o Rio de Janeiro para viver da arte. Sua primeira novela na Globo foi “Mulheres Apaixonadas”, onde interpretou a empregada doméstica Célia.

Whindersson Nunes Batista é youtuber, comediante, ator e cantor brasileiro. Ele nasceu em Palmeira, no Piauí, mas, cresceu em Bom Jesus. Tem 25 anos. Em 2016, o canal de Whindersson se tornou o líder em número de inscritos no YouTube. Em 2019, entrou no ranking QualiBest como um dos maiores influenciadores do Brasil.

O influenciador produz vídeos, apresenta shows de stand-up comedy em todo o Brasil, atuou em quatro filmes e dublou Roger, em A Era do Gelo: O Big Bang.

Elba Maria Nunes Ramalho nasceu em Conceição, na Paraíba, em 1951. Segundo seu site oficial, sua família mudou-se para Campina Grande em 1963, onde Elba começou a demonstrar a paixão pela arte. Em 1967, seu pai quis afastá-la do meio artístico, então a despachou com a irmã para João Pessoa. Lá moraram em um pensionato, juntamente com duas primas. Foi nessa época que sua carreira começou a ganhar fama no Nordeste, quando, em 1968, tornou-se baterista do conjunto feminino “As Brasas”.

Ivete Sangalo nasceu em Juazeiro, Bahia, em 1972. Segundo entrevista à Revista Trip, em 2012, Ivete começou a cantar na infância no colégio e em casa. Ela perdeu seu pai e um irmão ainda jovem, aos 15 anos, por isso, começou a trabalhar como vendedora em um shopping center. Aos 17 anos, passou a cantar em bares e abrir shows para músicos como Geraldo Azevedo. Ivete Sangalo entrou para a banda EVA em 1993, quando ganhou visibilidade nacional

Fonte: Meio Norte