
No último domingo, 17 de janeiro, o município de Padre Marcos – PI, situado na região sudeste do Estado – distante cerca de 392 km da capital Teresina, completou 57 anos de emancipação política.
A cidade que é conhecida em todo o estado como a ‘Terra da Boa Esperança’ e berço na educação piauiense comemorou a importante data com uma vasta programação envolvendo atividades religiosas, cívicas e inauguração de obras e entregas para a população.
Abrindo as comemorações, foi realizado no último dia 16 de janeiro, na Igreja Assembleia de Deus, um Culto em Ação de Graças em alusão ao Dia do Evangélico.
A data é celebrada pela primeira vez no dia 16 de janeiro após a Câmara Municipal aprovar um projeto de lei que altera a Lei Municipal N°492/2011 – que institui o ‘Dia do Evangélico’.
Conforme o projeto, a data deixou de ser comemorada no dia 31 de outubro, e passou a ser comemorada na nova data, integrando ao calendário municipal de atividades em comemoração ao aniversário da cidade.
O culto foi dirigido pelo pastor, Francisco Manoel e teve como pregador o Djailton Santos e reuniu diversas autoridades municipais e fiéis que puderam acompanhar momentos de louvores, pregações e orações.
Durante o culto houve apresentações dos grupos ‘Os Levitas’, ‘Lírio dos Vales’, da banda ‘Som da Adoração’ e da apresentação da cantora gospel Sheyla Jane, do município de Jaicós – PI.
Devido a pandemia do novo coronavírus, este ano a festividade está sendo realizada de forma atípica, com restrições e obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde.
O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, agradeceu a Deus pelas vitórias alcançadas e destacou sobre o momento de agradecimento por comemorar o quinquagésimo sétimo aniversário do município.
“Este é um momento de agradecimento, agradecer a Deus por estarmos aqui com muita saúde comemorando mais uma aniversário da nossa cidade. Rogo a Deus para que continue iluminando a nossa cidade, estamos aqui para comemorar os cinquenta e sete anos de existência e de administração política deste município e, estar aqui hoje comemorando é uma alegria imensa, apesar de todos os problemas que estamos vivenciando ainda em decorrência da epidemia do novo coronavírus”.
O vice-prefeito, Valdo Benedito, ressaltou que é mais um privilégio por mais uma vez festejar o aniversário da cidade e, a missão da gestão em construir um legado de muitas ações administrativas com dignidade e harmonia.
“Somos gratos a Deus pela oportunidade por estarmos aqui mais uma vez para celebrar o Dia do Evangélico e o aniversário da nossa cidade. São cinquenta e sete anos de muita história, apesar de toda a limitação financeira Padre Marcos vem se sobressaindo e avançando cada vez mais. Valdinar e eu acreditamos que temos aqui uma missão de construir no presente oportunidades para o futuro, e por isso vamos lutar a cada dia para deixarmos um legado de muitas ações administrativas, incluindo trabalho e desenvolvimento com dignidade e harmonia, para que as gerações próximas possam continuar enxergando o passado, um povo virtuoso e solidário em um só sentimento, de amor pela nossa cidade”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, parabenizou o município pelo o aniversário e ressaltou que o município está caminhando para o desenvolvimento.
“Essa é uma noite festiva, estamos comemorando o Dia do Evangélico e o aniversário da nossa cidade. Padre Marcos é uma cidade jovem que caminha para o desenvolvimento, cidade hospitaleira que acolhe bem todos aqueles que aqui chegam. Gostaríamos de estar comemorando com uma grande multidão o aniversário da nossa cidade, mas como bem sabemos estamos vivenciando um tempo difícil, mas se Deus nos permitir no próximo ano vamos oficialmente instalando o dia do evangélico com uma grande festa”, destacou.
Mais fotos