O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.
O Estado do Piauí possuía 77 cidades turísticas, mas o número reduziu para 30 depois da adoção dos novos critérios. Entre os municípios aprovados estão Belém do Piauí e Pio IX, que obtiveram por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT o certificado do Ministério.
Na cidade Belém o trabalho teve o incentivo do prefeito municipal, Ademar Carvalho, e foi coordenado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.
O documento serve para comprovar que os municípios estão inclusos no Mapa enquanto integrante dos destinos brasileiros que tem no turismo uma fonte de geração de empregos e renda.
A certificação é importante para que as cidades possam se cadastrar em projetos e pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2021.
Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
Confira o arquivo completo do Mapa do Turismo na Íntegra;
Da redação, Infonewss.com com informações do Ministério do Turismo