Destaque nacionalmente na educação, Belém do Piauí é finalista do prêmio Band Cidades Excelentes

O município Belém do Piauí, administrada pela gestão “Luta, Trabalho e Fé”, do prefeito Ademar Aluísio de Carvalho — MDB, continua sendo destaque em todo estado piauiense na área educacional de estadual por adquirir bons índices nos indicadores avaliativos, sendo desta vez uma das cidades finalistas do Prêmio Nacional Band Cidades Excelentes 2022.

Matéria relacionada — Belém do Piauí é destaque no IOEB 2021 alcançando índice superior à Média Nacional e conquista 6º lugar do Piauí

Belém do Piauí recebe certificado do Selo Unicef pela segunda vez

A iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, direcionada a todos os municípios do país, tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública.

Belém do Piauí foi selecionado entre as melhores cidades brasileiras na categoria Cidades com até 20 mil habitantes no Pilar Educação, com índice 84,63. No estado, o município aparece entre as 3 cidades com o melhor índice, e ao nível regional, do Alto Médio Canindé, que engloba 39 cidades, Belém é o segundo colocado. 

Vale destacar, que todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação, separadas em três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local. Os vencedores das etapas estaduais concorrem na fase nacional, que ocorrerá em Brasília.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

No Piauí, a solenidade de anúncio dos vencedores na etapa estadual e premiação será realizada no próximo dia 9 de novembro, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), em Teresina, e todas a cidades finalistas estarão participando.