Desembargador do TRF4 que determinou soltura de Lula foi filiado ao PT por quase 20 anos

Desembargador que acatou o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  Rogério Favreto foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) de 1991 a 2010, ano em que virou juiz. Ele deferiu uma liminar para Lula seja solto ainda neste domingo (8).

Favreto  exerceu cargos em três governos petistas antes de ser nomeado por Dilma Roussef ao TRF4, em 2011, dentre uma lista de três nomes.  No ano passado, o desembargador foi o único desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a votar pela abertura de um processo disciplinar contra Sergio Moro, por “índole política”.

Antes de ser indicado para ser desembergador, Favreto foi advogado sindical nos anos 1980, ao lado do ex-prefeito José Fortunati (PDT). Depois, ele foi procurador-geral de Porto Alegre em três governos do PT. Em 2005, foi trabalhar na Casa Civil do governo Lula. De 2007 a 2010, foi secretário da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça, à época sob o comando por Tarso Genro, para quem trabalhou como procurador-geral em sua gestão na Prefeitura de Porto Alegre.

Fonte: gauchazh