
O deputado estadual Franzé Silva esteve, na manhã da última quarta-feira (06), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, onde se reuniu com o presidente da entidade, prefeito Admaelton Bezerra. Na pauta do encontro, dois temas centrais para o futuro dos municípios piauienses forma discutidos, a transposição do rio São Francisco para o estado e a criação do ICMS Inclusão.
Durante a reunião, Franzé destacou a importância da retomada da discussão sobre o eixo oeste da transposição do rio São Francisco, com foco no atendimento das bacias dos rios Canindé e Piauí. A proposta tem como objetivo garantir segurança hídrica para as regiões mais afetadas pela seca no estado. O parlamentar alertou que a escassez de água já compromete o abastecimento humano, a produção agropecuária e o equilíbrio ambiental em diversas localidades.
Outro tema tratado foi a proposta de criação do ICMS Inclusão, nos moldes do já existente ICMS Ecológico, com a finalidade de beneficiar financeiramente os municípios que implementarem políticas públicas de inclusão social. Franzé explicou que a ideia é valorizar gestões que promovam ações efetivas nas áreas de assistência social, acessibilidade, inclusão de pessoas com deficiência, igualdade racial, entre outras. A APPM manifestou apoio à proposta e se colocou como parceira na articulação junto aos municípios.
Ao final do encontro, o deputado reforçou o convite à APPM e aos gestores municipais para participarem da audiência pública sobre a transposição do rio São Francisco, agendada para o dia 18 de agosto, na Assembleia Legislativa do Piauí. A audiência será um espaço de diálogo entre lideranças estaduais e representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com o objetivo de avançar na inclusão do Piauí no projeto de transposição.
— Audiência Pública na Alepi vai debater inclusão do Piauí na transposição do Rio São Francisco