
Após ter realizado uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para apresentar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) referente à transposição do Rio São Francisco para o território piauiense, o deputado estadual Franzé Silva realizará audiências públicas nos 24 municípios que serão beneficiados diretamente pela obra. O Estudo do Canal de Integração do Sertão Piauiense está em andamento.
Os municípios são: Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, Simões, Vila Nova do Piauí e São Raimundo Nonato.
Franzé coordena as movimentações políticas no Piauí para acelerar a obra do Eixo Oeste, que contempla o estado com a transposição, através da integração das bacias dos rios São Francisco, Piauí e Canindé, a partir do reservatório de Sobradinho, que fica na Bahia. A realização da obra deverá beneficiar cerca de 280 mil habitantes, de forma direta, e até 600 mil pessoas, indiretamente. O deputado explica que as audiências visam discutir a transposição e conhecer as realidades locais.
“Essa região vive uma tragédia. Não adianta, todo ano, vir com carro-pipa, isso não vai solucionar o problema, é apenas um paliativo que mais aumenta a humilhação da população e a dependência de algo que não resolve e só prolonga o sofrimento. Temos que pensar na solução definitiva. A transposição vai aumentar o volume de água e possibilitar o incremento da disponibilidade hídrica daquela região”, observa Franzé Silva.
As audiências públicas nos municípios estão previstas para começar já neste mês de setembro e se estenderão até dezembro, período mais crítico da estiagem. O parlamentar pontua, ainda, que as audiências contemplarão alguns municípios que serão beneficiados indiretamente com a transposição, como Marcolândia e Fartura do Piauí. Atualmente, 126 municípios estão em situação de emergência devido à seca, todos com reconhecimento federal.