Delegada de Picos vai representar município na 6ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa em Brasília

O município de Picos esteve representado nos dias 17 e 18 de setembro de 2025 na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Teresina. O evento reuniu representantes de diversas cidades piauienses em um espaço de diálogo democrático voltado ao fortalecimento das políticas públicas que garantem direitos, participação social e qualidade de vida da pessoa idosa.

A delegação picoense contou com três representantes que participaram ativamente dos debates e construções coletivas. Como resultado desse engajamento, a picoense Francisca D’arc Cardoso do Nascimento foi eleita delegada e representará o município na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI), que acontecerá em Brasília.

Francisca D’arc Cardoso do Nascimento representou Picos na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília (Foto: Reprodução)
Francisca D’arc Cardoso do Nascimento representou Picos na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília (Foto: Reprodução)

Na etapa estadual, foram apresentadas propostas que agora serão levadas à instância nacional, reforçando a presença de Picos nas discussões sobre envelhecimento digno, democrático e inclusivo.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência nacional terá como objetivos principais:

  1. Promover a participação social para propor ações que assegurem o direito de envelhecer com dignidade;
  2. Identificar os desafios do envelhecimento plural no Brasil, tanto em leis quanto nas práticas cotidianas;
  3. Propor ações de equidade para fortalecer a cidadania da pessoa idosa, a partir da articulação entre diferentes níveis de governo.

A eleição de Francisca D’arc reafirma o compromisso da Prefeitura de Picos e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social com a defesa dos direitos da pessoa idosa, garantindo que as demandas locais estejam representadas nas discussões nacionais e possam contribuir para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.