
Julho entrou em sua segunda quinzena e, apesar de não fazer parte oficialmente do B-R-O-Bró, o período mais quente do ano no Piauí, já é tempo de se preparar para as altas temperaturas que costumam atingir o estado nos últimos meses do ano. A Defesa Civil do Piauí alerta para a possibilidade de ondas de calor em meados de agosto e setembro, o que pode agravar as condições climáticas.
As ondas de calor são episódios prolongados de temperaturas muito acima da média para a época, que podem durar dias ou semanas, geralmente acompanhados por tempo seco e pouco vento. Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, as previsões indicam chances desse fenômeno ocorrer em pleno B-R-O-Bró de 2025, embora haja sempre esperança de que as condições se modifiquem.

“A categorização clássica da onda de calor significa um aumento superior a 5°C, trazendo grandes prejuízos à saúde, como o aumento de casos de síndromes respiratórias e insolação nos hospitais. Apesar das altas temperaturas no Piauí, isso ainda não é comum aqui”, explica o climatologista.
Se confirmadas, essas ondas de calor não serão inéditas no estado. Em 2023, durante o B-R-O-Bró, o Piauí registrou pelo menos três episódios significativos, com sensações térmicas ultrapassando os 40°C, especialmente em Teresina.

Com base nesse histórico e nos mapas climáticos, a Defesa Civil reforça recomendações para a população, principalmente para os moradores da capital: evitar queimadas, manter boa hidratação, usar protetor solar e evitar esforços físicos nas horas mais quentes do dia.
Apesar do calor e da baixa umidade predominantes, as previsões também apontam para a possibilidade de chuvas durante o B-R-O-Bró. O ano de 2025 tem sido atípico no que diz respeito ao regime de precipitações, com atraso e irregularidade nas chuvas. Atualmente, o estado enfrenta calor intenso, baixa umidade, alta radiação solar e pouca chuva, fatores que podem se combinar para provocar precipitações.

“Nosso trabalho é baseado nos dados meteorológicos e na gestão de riscos. Os modelos indicam que teremos chuva no B-R-O-Bró, embora com cautela, pois lidamos com probabilidades. O importante é estarmos preparados para enfrentar esse cenário”, afirma Werton Costa. Assim, o Piauí se prepara para enfrentar um período com oscilações climáticas que exigem atenção e cuidados redobrados da população.