A Defesa Civil do Estado aumentou, nesta segunda-feira (9), o alerta de risco de alagamento para seis cidades depois da ameaça de rompimento na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, Norte do Piauí. De acordo com o órgão, foi divulgado um comunicado para a retirada de mais famílias ribeirinhas nos municípios de Lagoa Alegre, Cabeceiras do Piauí, Barras, Batalha e Esperantina. O número de famílias que deixaram a área do reservatório passou de 45 famílias para 70.
A orientação da Defesa Civil é que as pessoas que moram em áreas ribeirinhas procurem se abrigar em locais seguros já que a água pode chegar até esses municípios devido ao aumento do nível do Rio Marataoan, que está cheio, e também por conta da água que está sendo escoada pelos sangradouros abertos na barragem do Bezerro.
Segundo o órgão, a água desse desvio vai descer pelo rio Marataoan até o município de Barras, onde já foram registrados alguns alagamentos, e de lá seguirá até Esperantina pelo rio Longá. Pela ordem do curso das águas serão afetadas os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Barras, Batalha e Esperantina.
A Defesa Civil informou que com as medidas emergenciais adotadas para tentar contornar a situação, o nível da água diminuiu em 8 cm em 2 horas na manhã desta segunda-feira (9) e que a expectativa é que até o final do dia a redução seja em 20 cm do volume das águas.
No caso do Rio Marataoan, o nível de água cresce cerca de 5 centímetros a cada hora. Nos últimos três dias, ele subiu mais de 5 metros e a água já chegou a atingir algumas áreas residenciais.
O prefeito de Barras, Carlos Monte, se reuniu com autoridades na tarde desta segunda-feira (9) para avaliar a situação. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou à cidade para auxiliar no trabalho durante o período de alerta e em caso de enchente.
Fonte: G1