Decreto institui equipe para a transição do governo do Piauí

A governadora Regina Sousa (PT) publicou decreto, no Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira (4), que institui as equipes para o processo de transição de governo no Piauí. Seis nomes foram indicados para comandar o processo, sendo três do atual governo e três já anunciados para o secretariado da futura gestão por Rafael Fonteles (PT), governador eleito.

“Transição governamental é o processo que objetiva propiciar condições para que o candidato eleito para o cargo de Governador do Estado possa receber de seu antecessor todos os dados e informações necessários à implementação do programa do novo governo, desde a data de sua posse. O processo de transição governamental tem início com a proclamação do resultado da eleição e se encerra com a posse do novo Governador do Estado”, descreveu o decreto.

A governadora indicou para a coordenação do processo de transição Antônio Neto, atual secretário de governo do estado. Chico Lucas, indicado por Fonteles para assumir a pasta da segurança em 2023, vai coordenar a equipe de transição.

Como indicação da atual gestão, farão parte ainda os membros Ariane Sídia, atual secretária de administração e previdência e Rejane Tavares, atualmente secretária de planejamento. Washington Bonfim, que assumirá a pasta do planejamento em 2023 e Emílio Joaquim de Oliveira, que comandará a secretaria de fazenda, irão compor a equipe como membros indicados da futura gestão.

A primeira reunião para iniciar o processo de transição aconteceu na quinta-feira (3) no Palácio de Karnak, sede do executivo estadual. Representantes da atual gestão se encontraram com a equipe designada por Fonteles, em Teresina, para discutir diretrizes do processo administrativo.

Antônio Neto disse que todos os órgãos de administração direta e indireta deverão enviar informações e dados sobre seus trabalhos para a equipe de transição. Os dados devem ser reunidos até o dia 11 de novembro. Depois, a equipe de transição irá analisar e os dados em seguida repassar para os novos gestores de cada um deles.

“O governador, quando me fez o convite [para o cargo], foi muito explícito nessa ideia de fazer um monitoramento preciso das metas e entregas, pra proporcionar para a população o melhor daquilo que foi colocado no plano de governo, que é peça fundamental para estruturação do Plano Pluri Anual e leis orçamentárias anuais”, disse Washington Bonfim.

Equipe de transição

Equipe de transição do atual governo (Regina Sousa):

  • Secretário de Governo: Antônio Neto
  • Secretária de Planejamento: Rejane Tavares
  • Secretária de Administração e Previdência: Ariane Benigno

Equipe de transição do próximo governo (Rafael Fonteles):

  • Futuro secretário de Segurança: Chico Lucas
  • Futuro secretário de Planejamento: Washington Bonfim
  • Futuro secretário de Fazenda: Emílio Júnior

Rafael Fonteles

Rafael Fonteles (PT) é eleito governador do Piauí — Foto: Ascom

Rafael Fonteles (PT) é eleito governador do Piauí — Foto: Ascom

Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições para os próximos quatro anos. Com 99,98% das urnas apuradas, Rafael Fonteles somou 57,17% dos votos válidos, totalizando 1.114.768 votos.

O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.

Em sua primeira entrevista como governador eleito, Rafael Fonteles estabeleceu como principal proposta a pasta social. “Nunca descuidar da proteção dos vulneráveis, é por isso que o PT nasceu, que sempre lutou e vou dar continuidade. A prioridade é aos mais pobres, vulneráveis, nosso norte principal”, disse.

Fonte: G1 PI