
Aconteceu nesta terça-feira, 09 de setembro, na comunidade Serra dos Elias, em Marcolândia, o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), promovido pela Cáritas Brasileira Regional Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a SADA e outras instituições locais.
Com dois dias de formação, o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos reafirma o compromisso da gestão municipal e de seus parceiros em promover ações que garantam acesso à água de qualidade, fortalecendo a convivência com o semiárido e melhorando a vida das famílias de Marcolândia.
A formação contou com os instrutores Maikon Daniel e Rafael Crispim, além da coordenação de Douglas de Araújo (STR), e reuniu representantes do CRAS, Agentes de Saúde, Igreja Católica, STR e SADA. O objetivo foi capacitar famílias de diversas comunidades da zona rural, como Serra de Marcolândia, Serra das Baixas, Serra dos Elias, Serra de Sebastião Silvestres, Alto Vistoso, Lagoinha, Tamboril e Morada Nova, orientando sobre o uso adequado da água captada pelas cisternas e sua manutenção.
Segundo Douglas de Araújo, sindicalista e formador do curso, a capacitação é essencial para garantir o sucesso da política pública.
“Não é apenas a cisterna chegar até a casa da família, mas também garantir que todos saibam gerenciar a água e manter o equipamento em bom funcionamento. Isso fortalece a continuidade do programa e assegura a melhoria da qualidade de vida no campo”, explicou.
A agricultora Michele Silva, participante do curso, destacou o impacto positivo da ação.
“Esse curso nos ensina como cuidar da água da cisterna, que é essencial para o consumo humano. É um benefício muito grande, principalmente em períodos de seca. Estou recebendo uma cisterna de 16 mil litros, que vai garantir o consumo da minha família”, disse.
O coordenador de Agricultura, Erivan Ramos, ressaltou a importância das parcerias e agradeceu a participação de todos.
“Hoje, famílias que antes dependiam 100% de carro-pipa, pois não tinham cisternas de jeito nenhum, estão sendo contempladas com cisternas de 16 mil litros e, em alguns casos, de até 50 mil litros. Isso só é possível graças ao trabalho em conjunto com a Cáritas, o STR, a SADA e, principalmente, com o apoio do prefeito Dr. Corinto Matos, que tem priorizado a agricultura e dado condições para que possamos avançar”, pontuou.
O representante da SADA, José Aércio, reforçou o compromisso da instituição com o município.
“Esse curso é fundamental para que agricultores e agricultoras aprendam a cuidar da cisterna e da água que será utilizada ao longo do ano. Estamos muito felizes em contribuir para que o programa tenha sucesso em Marcolândia”, disse.
Na ocasião, o secretário de Administração e Finanças, Paulão, esteve representando o prefeito Dr. Corinto Matos e destacou os investimentos que já vêm sendo feitos pela gestão municipal.
“É muito gratificante acompanhar este momento e ver o resultado do trabalho que já vem sendo feito. A gestão do Dr. Corinto, junto com a população, tem investido fortemente em melhorias, tanto na zona urbana quanto rural. Já perfuramos poços, instalamos cisternas, contêineres de água e garantimos o abastecimento para muitas famílias. São ações concretas que mostram nosso compromisso com a qualidade de vida de todos. O que estamos fazendo não é sacrifício, é investimento. Cada contribuição e cada ideia registrada ajudam a construir soluções que beneficiam toda a comunidade. Hoje, por exemplo, estamos perfurando poços e garantindo abastecimento onde antes não havia, chegando a mais de 3.000 litros que fazem toda a diferença. Também já instalamos contêineres de 30 mil litros e utilizamos carros-pipa para reforçar o abastecimento, especialmente no interior, garantindo que crianças e famílias tenham acesso à água de qualidade. Esses investimentos mostram que assistência e infraestrutura são prioridade para nossa gestão”, finalizou.
Mais fotos