Criança de 5 anos morreu por dengue em Teresina, confirma FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou na noite desta quarta (8) que a morte de uma criança de 5 anos de Teresina foi em decorrência da dengue. Ele foi internado nesta terça (07) em um hospital privado, às 17 horas, e veio a óbito às 20 horas. O resultado do exame saiu no início da noite de quarta.

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da FMS está realizando todos os protocolos que devem ser seguidos, como vistorias nos locais onde a criança frequentava. “A amostra do exame foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen), após as suspeitas do diagnóstico de dengue e todos os passos da investigação foram seguidos”, diz Walfrido Salmito, diretor da DVS.

A FMS lamentou o ocorrido e reforçou a solicitação para que os responsáveis pelas crianças que estão na faixa etária da vacinação façam o agendamento para a vacinação.

Comoção no velório

Na manhã desta quarta-feira (8), familiares, professores e profissionais de saúde compareceram ao velório da criança que aconteceu sob forte comoção. O enterro ocorreu por volta das 10h.

O menino é aluno da educação infantil de colégio particular localizado no Centro da Capital. No velório, os funcionários da escola estavam bastante comovidos e não quiseram falar com a equipe do Cidadeverde.com. Nas redes sociais, a escola lamentou a morte e suspendeu as aulas para a turma a qual ele fazia parte nesta quarta-feira e adiou atividades relacionadas ao dia das mães.

Profissionais de saúde também estiveram no local para prestar solidariedade aos pais do menino, casal de médicos que atua em Teresina.

Nono óbito no Piauí

Agora são nove mortes confirmados por dengue no estado. A cidade que mais registrou mortes pela doença é Bom Jesus, com cinco casos. Baixa Grande do Ribeiro, João Costa e Manoel Emídio também registram uma morte cada. Outros dois casos de mortes estão em investigação no Lacen.

Mais de 8,9 mil casos prováveis, ou seja, quando há diagnóstico clínico, já foram constatados no Piauí. Esse número representa um aumento de mais de 90% em comparação com o mesmo período em 2023.

Atenção aos sintomas da doença

A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve em alguns casos. Mesmo assim, é muito importante a população ficar atenta aos sinais, pois a doença pode evoluir rapidamente de um quadro leve para um quadro mais grave.

Os principais sintomas da dengue é febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor abdominal intensa, vômitos, letargia ou irritabilidade.

Foto: Fiocruz
Foto: Fiocruz

Tratamento

Caso seja identificado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar por uma unidade de saúde para realizar todos os procedimentos necessários. O médico identificará os sinais a partir de uma pesquisa com o próprio paciente e seguirá o protocolo oficial, que podem incluir exames laboratoriais.

Para os casos leves, a recomendação é repouso, enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre; e não administração de ácido acetilsalicílico. Geralmente, há uma cura espontânea depois de 10 dias.

É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado.

Fonte: Cidade Verde (por Roberto Araujo, com informações da FMS)