Com a missão de fornecer mais de 500 mil refeições em 2025, onze entidades do Piauí assinaram convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) dentro do Programa Cozinhas Solidárias.
O evento de assinatura aconteceu em Teresina, na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, na zona Sul.
No total, o ministério vai investir mais de R$ 1,5 milhão no programa no Piauí. As entidades beneficiadas estão sediadas em Teresina (06), Parnaíba (01), Altos (01), Picos (01) e Cristalândia (01).
“Essa é mais uma iniciativa em conjunto, governo federal, governo estadual, entidades do terceiro setor, dentro do programa Piauí Sem Fome, que faz parte do programa Brasil Sem Fome, que tem várias iniciativas para a gente garantir segurança alimentar e nutricional. Aqui é o dia das Cozinhas Solidárias, essa parceria do MDS com a Caritas para exatamente garantir esse complemento alimentar, além do Bolsa Família, através do trabalho de vários voluntários nas cozinhas solidárias. Então, estamos aqui na posição de apoiar mais essa iniciativa do ministério, do governo do presidente Lula, para a gente erradicar realmente a fome no Piauí e no Brasil”, afirmou.
Segundo Lilian Rahal, secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS, mais de duas mil cozinhas solidárias estão em funcionamento no Brasil por meio de parceria entre o Governo Federal e entidades da sociedade civil.
“Nós criamos um modelo de programa de política pública para apoiar essa iniciativa da sociedade civil de fazer com que as refeições possam chegar para quem não consegue acessar de outra forma, ou seja, para quem precisa receber uma refeição e não tem conseguido. Então o governo federal está apoiando as entidades da sociedade civil para fortalecer, reforçar esse papel que a sociedade civil tem no nosso país de chegar onde muitas vezes o estado ainda tem dificuldade de chegar. Então é uma parceria do governo com a sociedade civil para que as pessoas possam acessar refeições e a gente possa ter cada vez menos gente em situação de fome, em situação de vulnerabilidade ou precisando acessar essas refeições fora”, explicou.
Veja lista das entidades beneficiadas
- Cozinha Bucho Cheio (Teresina)
- Cozinha Dai-vos mesmo de comer (Teresina)
- Cozinha Centro Espírita Francisco de Assis (Picos)
- Cozinha Centro da Juventude Santa Cabrini (Teresina)
- Cozinha Caminhos da Esperança (Cristalândia)
- Cozinha Associação de Mulheres do Alto do Meio (Campo Maior)
- Cozinha Sopa Fraterna (Parnaíba)
- Cozinha Teresinha de Jesus Silva (Teresina)
- Cozinha Viver com Dignidade (Teresina)
- Cozinha Lírios de São José (Altos)
- Cozinha Comida na Mesa (Teresina)
Fonte: Cidade Verde / Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com