
O corpo do ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual Valdeir Batista chegou à cidade de Araripina no fim da manhã deste sábado (26). Valdeir Batista faleceu na noite da última sexta-feira (25), no Recife, onde estava internado em um hospital da capital pernambucana. O ex-prefeito não resistiu a complicações durante um procedimento cirúrgico. Seu Valdeir, como era carinhosamente chamado, já enfrentava problemas de saúde há algum tempo.
Natural do distrito de Serra Branca, município de Ipubi (PE), Valdeir construiu em Araripina uma trajetória marcada pela dedicação à política e pelo empreendedorismo. Foi vereador entre 1973 e 1977, deputado estadual por dois mandatos consecutivos e prefeito de Araripina, eleito em 2004. Como empresário, fundou a ARTEFIL em 1970, fortalecendo a economia local e gerando empregos, além de liderar o Grupo Valdeir Batista, símbolo de responsabilidade social e compromisso com a comunidade.
O corpo foi recebido por familiares, amigos como a deputada Estadual Roberta Arraes, o vice-prefeito, Bringel Filho, a primeira-dama, Kaligia Mateus, e pela Banda Maestro Álvaro Campos, que prestou uma emocionante homenagem musical, acompanhando o cortejo até a residência onde está sendo velado.
Desde sua chegada, o corpo está sendo velado na residência de Valdeir Batista, localizada na Avenida Antonio de Barros Muniz, próximo à Igreja Matriz, no centro de Araripina. Familiares, amigos, autoridades e moradores da cidade prestam suas últimas homenagens a um dos nomes mais importantes da história política e econômica do município.
O sepultamento está marcado para a tarde deste domingo (27), no Cemitério do Iracema, no bairro Alto da Boa Vista. O clima é de comoção em Araripina, que se despede de um líder que deixa um legado de trabalho, desenvolvimento e amor por sua terra.