
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou na manhã desta terça-feira (17) que a demora no descarte do número de casos suspeitos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, está ocorrendo pelo atraso no resultado da contraprova, realizada pelo Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. Até o momento, somente 25 casos foram descartados e outros 63 continuam sendo monitorados.
O secretário de saúde, Florentino Neto, informou que o primeiro exame é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e a partir desse resultado, uma amostra é enviada para o Instituto Adolfo Lutz, onde é emitida a contraprova.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/2/5/jyTQVkSYSLaGnbIEpxCA/florentinoneto.jpg)
“Só após a realização da contraprova que podemos dar um caso como descartado. Então, até esse resultado chegar até nós, esse caso vai continuar como suspeito e a emissão dessa resposta pode variar dependendo da demanda de amostras que o laboratório recebe em São Paulo”, explicou.
O secretário informou, ainda, que há transparência na divulgação dos casos e que, como previsto no plano de contingência proposto pelo governador Wellington Dias (PT), caso algum caso seja confirmado, a Sesapi vai tornar a informação pública.