Copa AMVI é atacada nas redes sociais por Fake News

A Copa AMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itaim, considerada umas das mais importantes competições do estado do Piauí na atualidade, por conta de sua excelente organização, foi alvo nesta segunda-feira, 04, de uma Fake News.

O campeonato realizado entre municípios do centro sul piauense, que está apenas em sua primeira edição, ganhou grande destaque entre os desportistas de todo o estado, foi vítima de ataques maliciosos nas redes sociais.

Dois dias após a cerimônia da grande final realizada na cidade de Caridade do Piauí, onde aconteceram três jogos, disputa do terceiro lugar, tendo como vencedora a seleção de Jacobina, uma partida de confraternização entre os prefeitos das regiões do Vale do Itaim e do Médio Parnaíba, e a final que teve a seleção de Caridade como a grande campeã, um texto calunioso tem sido veiculado em grupos do aplicativo WhatsApp.

Na mensagem narrativa, o autor até o momento desconhecido, afirmava que a seleção de Paulistana teria combinado o resultado da final da Copa, permitindo que Caridade fosse a campeã. O texto que citava nomes de atletas, diretores, organizadores e meios de comunicação, relatava que em troca, a cidade de Paulistana seria a sede da próxima edição da Copa AMVI.

Plágio

Após a grande repercussão, o caso foi apurado pelos organizadores da competição, representado pelo presidente, Antoniel de Sousa, o Toninho, onde chegou à conclusão, que a mensagem além de fake news, também se tratava de plágio.

A conclusão veio após a confirmação de que o texto utilizado para difamar a competição é semelhante ao artigo original divulgado em 1998, que dizia que o Brasil havia trocado o título da Copa 1998 pela sede do último Mundial.

Nota de Esclarecimento 

Na manhã desta terça-feira, 05, a Associação dos Municípios do Vale do Itaim, organizadora da Copa AMVI, por meio do presidente Antoniel Sousa, divulgou uma nota esclarecimento, afirmando que se trata apenas de um meme ou fake news.