Em uma ação conjunta inédita, os Conselhos Regionais de Educação Física de Pernambuco (CREF12/PE), Piauí (CREF15/PI) e Ceará (CREF5/CE) realizaram uma operação de fiscalização na região da tríplice fronteira entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
As visitas ocorreram em academias nos municípios deAraripina–PE, Marcolândia-PI e Salitre–CE. Durante a inspeção, uma academia foi autuada por operar sem a presença de um Profissional de Educação Física e sem o registro de Pessoa Jurídica regularizado.
A equipe de fiscalização também identificou que o CNPJ apresentado pela academia estava inativo na Receita Federal. Após a notificação, as atividades do local foram suspensas.
O chefe da equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos, destacou a importância da troca de experiências entre os conselhos regionais durante a operação, ressaltando o impacto positivo para a sociedade.
“A operação foi extremamente positiva. Tivemos uma troca de experiências nos procedimentos utilizados em cada CREF, o que contribui para um sistema mais forte e atuante. E quem sai ganhando com isso é a sociedade, com um serviço de qualidade sendo prestado”, afirmou Marcelo.
O presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão, reforçou a necessidade de ações contínuas para garantir o cumprimento das normas e a segurança dos praticantes de atividades físicas.
“As ações de orientação e fiscalização entre os CREFs são muito importantes. Elas demonstram o desenvolvimento do Sistema CONFEF/CREFs em defesa da sociedade. Agradeço a todos os parceiros que contribuem para o fortalecimento da educação física”, declarou Lúcio.
A ação integrada entre os Conselhos teve como objetivo garantir que as normas e legislações sejam cumpridas, visando à proteção da saúde e segurança da população. A presença de um Profissional de Educação Física habilitado é essencial para que os praticantes de atividades físicas recebam o devido acompanhamento e orientação, evitando riscos à saúde.
A equipe reforçou que qualquer pessoa que souber de irregularidades deve denunciá-las. As denúncias podem ser feitas exclusivamente pelo site da autarquia, com o máximo de informações possíveis, como fotos, vídeos, links, prints, endereço, dias e horários das irregularidades.