
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as bacias dos rios Piauí e Canindé prevê que 24 municípios do território piauiense serão beneficiados diretamente com a obra.
Ao todo, o Canal de Integração do Sertão Piauiense deverá alcançar 26 cidades, das quais duas ficam na Bahia. Na próxima segunda-feira (18), às 10h30, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), será realizada audiência pública para apresentar o EVTEA e discutir o projeto.
O proponente da audiência, deputado Franzé Silva (PT), observa que a audiência pública é uma continuidade do “Água no Sertão: A Segurança Hídrica no Semiárido do Piauí”, encontro realizado em 2024, durante a gestão de Franzé como presidente da Alepi, para debater o tema.
“Milhares de pessoas no semiárido ainda vivem a triste dependência dos carros-pipas. O Estudo de Viabilidade Técnica é um passo importante para que possamos incluir a realização da obra no cronograma do Governo Federal. Queremos urgência, pois a população sofre”, pontua.
“Desde o ano passado, temos ido a Brasília, discutir com a bancada federal e os ministérios, para dar andamento a essa obra extremamente necessária, tanto do ponto de vista humano como econômico. Então, essa audiência é uma continuidade do Água no Sertão”, explica Franzé Silva.
A audiência pública será realizada no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, e reunirá representantes do Ministério da Integração, prefeitos das cidades beneficiadas, bancada federal e entidades.
Lista de municípios beneficiados diretamente com a transposição
De acordo com o arranjo preliminar das alternativas de estudo para o desenvolvimento do projeto do Canal de Integração do Sertão Piauiense, serão afetados diretamente pela obra cerca de 26 municípios. Este número poderá sofrer variações, à medida que os estudos forem se aprofundando nas soluções de viabilidade:
1. Alegrete do Piauí
2. Belém do Piauí
3. Campo Alegre do Fidalgo
4. Capitão Gervásio Oliveira
5. Caridade do Piauí
6. Coronel José Dias
7. Curral Novo do Piauí
8. Dirceu Arcoverde
9. Dom Inocêncio
10. Francisco Macedo
11. Jacobina do Piauí
12. Lagoa do Barro do Piauí
13. Massapê do Piauí
14. Padre Marcos
15. Patos do Piauí
16. Paulistana
17. Queimada Nova
18. São Francisco de Assis do Piauí
19. São João do Piauí
20. São Julião
21. São Lourenço do Piauí
22. Simões
23. Vila Nova do Piauí
24. Remanso-BA
25. Sento Sé-BA
26. São Raimundo Nonato
O Canal de Integração do Sertão Piauiense
O Canal de Integração do Sertão Piauiense, também conhecido como Eixo Oeste, visa à complementação das disponibilidades hídricas na região da fronteira seca do estado do Piauí a partir do Lago de Sobradinho (Bahia), por meio da transposição das águas do Rio São Francisco para as bacias hidrográficas dos rios Canindé e Piauí, no estado do Piauí.
Diante do cenário de vulnerabilidade hídrica na região do semiárido piauiense, constatou-se, em estudos preliminares, que a necessidade de incremento da disponibilidade hídrica daquela região é da ordem de 30,0 m³/s. Pretende-se direcionar tal vazão para as bacias dos rios Piauí e Canindé após a transposição da Serra Dois Irmãos, que divide os estados da Bahia e do Piauí.
O EVTEA e população beneficiada
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração do Sertão Piauiense no dia 1º julho de 2025. O investimento no Estudo é de R$ 8,5 milhões.
Nos 26 municípios alcançados diretamente vivem 279.958 habitantes. O Canal possibilitará um volume de água suficiente para o atender às demandas hídricas de pelo menos 600.000 habitantes e para promover a irrigação de uma área de aproximadamente 13.000 hectares.
Fonte: Cidade Verde