Na tarde desta segunda-feira (28), foi realizada a 68ª edição da Bola de Ouro, uma das premiações mais esperadas do futebol mundial. O evento, realizado no Théâtre du Châtelet, em Paris, destaca os melhores jogadores e jogadoras da última temporada.
Neste ano, a atenção estava voltada para Vinícius Júnior, que tinha a chance de se tornar o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio principal desde Kaká, em 2007. No entanto, diante das informações que indicavam que ele não conquistaria a honraria, o jogador decidiu não comparecer à cerimônia em Paris. Em solidariedade, outros jogadores do Real Madrid também não foram ao evento.
Antes de anunciar o vencedor do melhor jogador do mundo, a France Football premiou os vencedores em outras nove categorias.
Jogador Jovem: Lamine Yamal
O Troféu Kopa, que reconhece o melhor jogador jovem da temporada (sub-21), foi concedido ao espanhol Lamine Yamal, do Barcelona. Aos 17 anos, Yamal se destacou ao conquistar a Eurocopa com a seleção espanhola, tornando-se o mais novo a receber essa honraria. O brasileiro Savinho, de 20 anos, ficou em quarto lugar, atrás de Arda Guler (2º) e Kobbie Mainoo (3º).
Melhor Goleiro: Emiliano Martínez
O prêmio Yashin, que é dado ao melhor goleiro, foi para o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa. Este é o segundo ano consecutivo que ele recebe o prêmio, consolidando sua ótima fase, que inclui a conquista da Copa do Mundo em 2022 e da Copa América na última temporada.
Equipe Masculina: Real Madrid
O Real Madrid foi eleito o melhor time masculino da temporada 2023/24. Sob o comando de Carlo Ancelotti, a equipe conquistou a Liga dos Campeões da Europa, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha. No entanto, nenhum jogador do clube compareceu à cerimônia, protestando pela não nomeação de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo.
Equipe Feminina: Barcelona
Na categoria feminina, o Barcelona levou o prêmio de melhor equipe da temporada. As catalãs dominaram o cenário, conquistando a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol, a Copa da Rainha e a Supercopa Feminina.
Artilheiros: Kane e Mbappé
Embora não faça parte das categorias oficiais da Bola de Ouro, a cerimônia também premiou os artilheiros da temporada. Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, dividiram o troféu Gerd Müller, ambos com 52 gols. Apenas Kane compareceu para receber o prêmio.
Confira os vencedores da Bola de Ouro 2024
Troféu Kopa (revelação)
- Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)
- Arda Güler (Turquia, Real Madrid)
- Kobbie Mainoo (Inglaterra, Manchester United)
- Savinho (Brasil, Manchester City)
- Pau Cubarsí (Espanha, Barcelona)
- João Neves (Portugal, Paris Saint-Germain)
- Alejandro Garnacho (Argentina, Manchester United)
- Zaïre-Emery Warren (França, Paris Saint-Germain) / Mathys Tel (França, Bayern de Munique) / Karim Konaté (Costa do Marfim, Red Bull Salzburg)
Melhor clube do futebol feminino
- Barcelona (Espanha)
Melhor clube do futebol masculino
- Real Madrid (Espanha)
Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada)
- Harry Kane (Inglaterra, Bayern de Munique) e Kylian Mbappé (França, Real Madrid) — 52 gols na temporada 2023-24
Melhor jogador
- Rodri, do Manchester City
Fonte: Portal O Dia