
No decorrer de dez dias, a comunidade católica de Vera Mendes promoveu uma ampla programação religiosa em manifestação de fé e devoção a São Sebastião, santo padroeiro do município, que reuniu milhares de fiéis da Paróquia, e de municípios vizinhos se deslocaram até a cidade para prestar homenagens ao santo padroeiro.
A eventualidade religiosa considerada a mais importante da comunidade religiosa é uma tradição que se mantém viva há mais de cinco décadas, desde quando a cidade Vera Mendes ainda era Povoado, movimentando toda a comunidade do município e região em torno da fé cristã, a cada ano.
Nesta edição, o festejo religioso teve início no dia 11 de janeiro e, ao longo de dez dias, foram celebradas missas e realizados momentos de oração, encerrando nesta última quinta-feira, 20, com missa solene e festa, refletindo sobre o tema “Com São Sebastião caminhar na Estrada de Jesus”.
A Missa Solene de encerramento foi presidida pelo padre Jonas de Moura Batista, que trouxe o sermão da fé e exemplo de vida do santo mártir São Sebastião, que em vida deixou de ser pagão para ser cristão seguindo a Deus e a Jesus Cristo, como senhor. O Padre reforçou também sobre a importância da fé e destacou a força de São Sebastião, que serve de exemplo para todas as pessoas, e pediu para que as pessoas sejam mais tolerantes, apesar das diversidades.
O novenário contou com a participação ativa das comunidades dos municípios de Vera Mendes e Itainópolis, comerciantes, autônomos e autoridades municipais que lotaram a igreja em um momento de forte religiosidade, de agradecimento e renovação da fé cristã. Diariamente, após a novena, a sociedade se reunia e se confraternizavam na quermesse.
Na culminância da comemoração católica, além da comunidade católica em geral, participaram da Missa Solene, autoridades municipais, como o prefeito Dr. Carlim, a primeira dama, Domingas Edna, o vice-prefeito Valderito Daniel, o Caçulinha, o ex-prefeito, Milton, os secretários José Antônio (Obras) e Geania Sousa (Agricultura), os vereadores Sandro Borges, Mikael Marques, Hermógenes Oliveira e Chiquim de Adão, o Major da Polícia Militar, Erivan David, dentre outros.
Em entrevista, padre Jonas, deixou uma mensagem para a população. “A mensagem que eu deixo nesse festejos, é sobre o forte testemunho de São Sebastião glorioso mártir de Cristo, que relativizou todas as coisas porque descobriu Jesus como bem maior e bem supremo, dando o maior testemunho que um cristão pode dar, o testemunho do martírio. Com isso, a mensagem que fica, é de encorajamento da palavra de Deus, que nos convida a renunciar nós mesmo para viver o projeto de Deus, a viver o martírio no dia a dia ou morrer dá vontade para fazer a vontade de Deus que é perfeita, Deus espera de nós uma resposta de fé e amor e São Sebastião é esse exemplo de quem respondeu ao chamado de Deus através da fé e do amor, e que nós também cristãos de hoje, no mundo de hoje, saibamos corresponder ao plano de Deus caminhando com Jesus. Então, essa festa é isso, é uma comemoração muito edificante que enche o nosso coração de fé e de esperança, meus sinceros votos de agradecimento a todos e pelas preces São Sebastião, que Deus abençoe nossas famílias, nossa comunidade e nossa sociedade.” Disse.
Ao final, foi realizada em frente a Igreja Matriz de São Sebastião, uma apresentação com a Banda Católica, Ministério Adoradores do Rei.
Veja fotos: