Com taxa de ocupação de 65% das UTIs para Covid-19, Piauí projeta ter 30 novos leitos até domingo

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou nesta quarta-feira (17) que novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para pacientes com Covid-19 vão entrar em operação até o domingo (21). A previsão é de fechar a semana com cerca de 30 novas UTIs, detalhou Florentino em entrevista à TV Clube.


Teresina está no limite da ocupação de leitos

A taxa de ocupação nas UTIs do estado atingiu a 65%. Em números totais, são 243 ocupadas e 130 disponíveis. Ao todo, o estado contabiliza 11.559 casos confirmados de Covid-19 e 398 óbitos. Em Teresina, a taxa de ocupação chega a 80%. Em alguns momentos, houve dificuldade no setor de regulação para encontrar vagas, disse na terça-feira (16) o prefeito Firmino Filho.

Segundo Florentino Neto, estão previstos 10 leitos que vão entrar em operação nesta quarta-feira no Hospital da Polícia Militar e outros oito no Hospital Universitário. Até sexta-feira (19), 10 leitos estarão disponíveis no Hospital Natan Portela. Na segunda-feira, o Hospital Getúlio Vargas instalou mais 10 leitos de UTI.

O estado ainda espera que a prefeitura de Teresina amplie a quantidade de UTIs no Hospital de Urgência, o HUT. Até domingo, a projeção é de novas 25 unidades. A prefeitura tem tido problemas para contratar médicos.

Leito de UTI no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Leito de UTI no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

O total de leitos com respiradores, que incluem as salas de estabilização, é de 432. Nas UTIs, 269 são da rede pública e 104 dos hospitais privados.

“Estamos acompanhando a evolução, por isso, o esforço é diário. Temos 432 leitos, 260 só na capital. Estamos em um situação séria, chegando a 400 óbito. É um número triste, é uma doença que afeta a saúde e o sistema. O único caminho é o isolamento social, o uso de máscara, higienização das mãos, evitar ir à rua”, explicou o secretário.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Fonte: G1 PI