Com precatório de quase 1 milhão de antiga gestão, Prefeitura de Francisco Macedo cancela Festa do aniversário da cidade

Na manhã desta quinta-feira, dia 16 de novembro, a Prefeitura de Francisco Macedo anunciou o cancelamento da tradicional festa de aniversário de 28 anos de emancipação política administrativa do município, marcada para o dia 14 de dezembro, em decorrência de uma precatória deixada pela antiga gestão.

O cancelamento foi anunciado após uma reunião realizada na sede do Poder Executivo Municipal. O encontro contou com a participação do prefeito Adeilson Carvalho, também conhecido como Novim, do assessor Jurídico do município, Dr. Francisco Antônio, e representantes legais envolvidos no caso dos precatórios.

A decisão de cancelar a festividade ocorreu em virtude de uma decisão judicial relacionada a um acidente envolvendo um veículo escolar, com o trágico óbito de um aluno, ocorrido no ano de 2001. O processo, que se arrastava há 20 anos nos tribunais, tornou-se uma precatória devido à falta de acordo e diálogo entre a gestão da época e a parte envolvida.

Após anos de falta de entendimento e diálogo, a prefeitura atual, comprometida com a transparência e responsabilidade, resolveu a questão com um acordo com a família de 920 mil reais. No entanto, o montante comprometeu diretamente as finanças do município, levando à decisão de cancelar a festa de aniversário. Vale destacar que, desde o início do processo em 2002, esta é a primeira vez que ambas as partes alcançam um acordo.

Em entrevista ao Portal InfoNewss, o prefeito Novim explicou a decisão e o acordo realizado. “Nossa gestão é pautada na transparência e responsabilidade. Apesar de termos sido penalizados por um problema deixado pela gestão anterior, conseguimos chegar a um entendimento com a família e o processo está sendo resolvido. Em relação ao cancelamento da festa, decidimos priorizar os salários em dia dos nossos servidores, evitando qualquer prejuízo, principalmente nesta época de fim de ano, tempo de confraternização e da família.” Disse.

O assessor jurídico do município, Dr. Francisco Antônio, elogiou a atitude do prefeito Novim, destacando a iniciativa de buscar um acordo extrajudicial para evitar danos mais graves ao município. “É uma atitude louvável do prefeito, que demonstra seu compromisso e seriedade. Quero parabenizar o prefeito de Francisco Macedo e a população por terem à frente da gestão um ótimo gestor”, relatou.

Após o acordo entre as partes, o processo seguirá para a homologação do juiz responsável pelo caso. O pagamento do acordo será feito em sete parcelas, sendo a primeira no valor de 302 mil reais, a ser paga no próximo dia 11 de dezembro, e as seis subsequentes no valor de 102,957 reais.