O Brasil alcançou a posição no cenário global de energia renovável ao atingir a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada em energia solar.
O feito coloca o país no grupo das seis maiores potências mundiais no setor, ao lado de Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Atualmente, a energia solar no Brasil é composta por 33,5 GW provenientes de pequenos e médios sistemas de geração distribuída e 16,5 GW gerados por grandes usinas solares. Essa divisão reflete o perfil descentralizado da matriz energética brasileira, que favorece a geração local em residências e empresas.
De janeiro a outubro deste ano, 119 novas usinas solares foram instaladas, adicionando 4,54 GW à potência elétrica fiscalizada. Esses números são do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que destacam o crescimento constante dessa fonte de energia no país.
Participação da energia solar no Brasil
A energia solar representa atualmente 20,7% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior fonte, atrás apenas das hidrelétricas. Quando considerada a potência fiscalizada, que reflete o que está efetivamente conectado ao sistema elétrico, a energia solar responde por 7,94% do total.
Desde 2012, os investimentos no setor somam R$ 229,7 bilhões, segundo a Absolar. Além disso, a energia solar contribuiu com R$ 71 bilhões em arrecadação de impostos e evitou a emissão de 60,6 milhões de toneladas de gás carbônico, reforçando seu papel na transição energética brasileira.
Ranking mundial de energia solar
Confira o ranking mundial em potência acumulada de energia solar.
- China – 817 GW
- Estados Unidos – 189,7 GW
- Alemanha – 94,36 GW
- Índia – 92,12 GW
- Japão – 90,4 GW
- Brasil – 50 GW
Gigawatts
Gigawatt (GW) é uma unidade de medida de potência, que equivale a um bilhão de watts. É usado para medir a capacidade de geração de energia de grandes usinas elétricas, como usinas nucleares, termelétricas e hidrelétricas.
- Uma grande usina nuclear pode gerar até 16 GW de energia.
- A maior usina solar do mundo, Bhadla Solar Park na Índia, tem uma potência máxima de 2,25 GW.
- Uma lâmpada incandescente comum usa cerca de 60 watts.
- Um secador de cabelo usa cerca de 1500 watts.
- Um ar-condicionado residencial pode usar até 3000 watts.
Fonte: Portal O Dia, com informações Agência Brasil