
A cidade de Padre Marcos — PI, berço da educação piauiense, atualmente administrado pelo Prefeito José Valdinar da Silva — PSD, continua se sobressaindo e sendo destaque nos índices da educação ao nível estadual e nacional, sendo desta vez, um dos municípios finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes, edição 2022, diante resultados positivos alcançados.
O Prêmio, é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, direcionada a todos os municípios do país, tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública.
Padre Marcos se destaca entre os municípios brasileiros de maior evolução no quesito educação, alcançando o índice 85,14. Em relação ao ranking estadual, Padre Marcos ocupa o 2º lugar entre os 224 municípios do Piauí, e se destaca em 1º lugar entre as 66 cidades da Mesorregião sudeste Piauiense e 1º lugar também entre as 39 cidades da Microrregião do Alto Médio Canindé.
O prefeito de Padre Marcos — PI, José Valdinar da Silva, disse que recebeu com muita felicidade, a notícia que o município é um dos finalistas do prêmio Band Cidades Excelentes. “É com muita felicidade que recebemos a informação que a cidade, berço da educação piauiense, é uma das finalistas do prêmio Band Cidades Excelentes, um reconhecimento que é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa cidade, um serviço de responsabilidade, compromisso e planejamento.” Disse.

Ressalta-se, que todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação, separadas em três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local. Os vencedores das etapas estaduais concorrem na fase nacional, que ocorrerá em Brasília.
O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
No Piauí, a solenidade de anúncio dos vencedores na etapa estadual e premiação será realizada no próximo dia 9 de novembro, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), em Teresina, e todas a cidades finalistas estarão participando.