COE flexibiliza uso de máscaras em municípios do Piauí com 60% de vacinação com dose de reforço; veja regras

O Comitê de Operações Especiais (COE), da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), aprovou nesta terça-feira (12) a flexibilização do uso de máscara em locais fechados, para cidades em que 60% da população elegível, acima de 18 anos, esteja imunizada com a dose de reforço.

O uso fica obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.

Em todo o Piauí, 52 municípios estão com a população com esquema vacinal com o percentual recomendado pelo COE. Confira a lista completa das cidades aptas pelo comitê para flexibilizar o uso de máscara ao fim da reportagem.

Teresina não está na lista, mas já flexibilizou o uso de máscara desde o dia 28 de março. Na mesma data, o estado tornou opcional a utilização do equipamento em espaços abertos.

De acordo com o vacinômetro da Sesapi, 10 municípios do Piauí estão com 70% da população elegível com a dose de reforço; 40 municípios têm 60 a 69% da população com a dose de reforço e 84 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo. A capital piauiense tem 49,95% da população com a dose de reforço.

O item de proteção foi fundamental para a proteção contra a transmissão da Covid-19. As decisões de flexibilização foram tomadas, segundo o infectologista e membro do COE, José Noronha, seguindo os Dados Epidemiológicos do Piauí.

“Foi observada a manutenção do número de casos de Covid no estado; a redução de óbitos e a diminuição do impacto do coronavírus no sistema de saúde do Piauí. Com esses dados extremamente positivos, é possível liberar o uso de máscaras com alguns condicionantes”, explica Noronha.

 

COE do Piauí flexibiliza uso de máscaras apenas para municípios com mais de 60% da dose de reforço — Foto: Sesapi

COE do Piauí flexibiliza uso de máscaras apenas para municípios com mais de 60% da dose de reforço — Foto: Sesapi

E completa que os municípios devem atingir a marca de 60% para que haja a desobrigação de usar o item. “Pelo que já temos de evidência científica desde o início da pandemia, esse percentual da população é suficiente para a proteção dos mais suscetíveis. Para a variante ômicron, precisamos da dose de reforço para considerar que temos uma proteção efetiva contra casos graves”, diz.

Para o Secretário de Saúde, Neris Júnior, a liberação é parcial porque populações específicas como idosos e imunossuprimidos devem continuar usando máscaras.

“É obrigatório também o uso em locais com alto potencial de contaminação como transporte público. A população não está proibida de usar máscara, muito pelo contrário. Ela é uma proteção eficaz contra os vírus como o da Influenza, mas a vacinação é a principal arma contra defesa contra novas variantes do coronavírus”, enfatiza o secretário.

No fim de março, pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado ficou 24 horas sem registrar casos nem mortes causadas pelo coronavírus. Esta semana, a média de morte continua zero.

Na capital, foi registrado o menor índice de transmissibilidade da Covid-19 desde o início da pandemia.

 

Municípios com mais 60% da população adulta com o esquema de vacinação completa:

 

 

  1. Agricolândia
  2. Amarante
  3. Angical do Piauí
  4. Aroeiras do Itaim
  5. Barra D’Alcântara
  6. Beneditinos
  7. Buriti dos Lopes
  8. Cabeceiras do Piauí
  9. Cajazeiras do Piauí
  10. Campinas do Piauí
  11. Campo Alegre do Fidalgo
  12. Campo Grande do Piauí
  13. Canavieira
  14. Capitão Gervásio Oliveira
  15. Colônia do Piauí
  16. Dom Inocêncio
  17. Elesbão Veloso
  18. Fartura do Piauí
  19. Flores do Piauí
  20. Francisco Ayres
  21. Hugo Napoleão
  22. Ipiranga do Piauí
  23. Jacobina do Piauí
  24. Jardim do Mulato
  25. Jatobá do Piauí
  26. Jerumenha
  27. João Costa
  28. Júlio Borges
  29. Jurema
  30. Lagoa do Barro do Piauí
  31. Manoel Emídio
  32. Monsenhor Hipólito
  33. Nossa Senhora de Nazaré
  34. Nossa Senhora dos Remédios
  35. Nova Santa Rita
  36. Oeiras
  37. Olho D’Água do Piauí
  38. Pajeú do Piauí
  39. Palmeirais
  40. Patos do Piauí
  41. Pio IX
  42. Rio Grande do Piauí
  43. Santa Cruz do Piauí
  44. Santo Antônio de Lisboa
  45. São Braz do Piauí
  46. São Félix do Piauí
  47. São João da Varjota
  48. São Luís do Piauí
  49. São Raimundo Nonato
  50. Socorro do Piauí
  51. Sussuapara
  52. Tanque do Piauí

Fonte: G1 Piauí