
Cinco deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí aproveitaram a janela partidária e se filiaram ao Partido dos Trabalhadores (PT), nesta terça-feira (15), para concorrer às eleições 2022. Com essa adesão, pelo menos três siglas perdem representação no poder legislativo do estado.
O evento de filiação acontece no Plenarinho da Alepi. Entre os parlamentares que vão para o PT estão: Janaínna Marques do PTB; Firmino Paulo que deixa o Progressistas; Flávio Nogueira Júnior sai do PDT e Oliveira Neto que sai do Cidadania. O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) também se filia à sigla.
Com essas filiações, o PDT e o Cidadania ficam sem cadeiras na Alepi. O PSD já havia perdido o mandato com a filiação ao MDB do deputado Georgiano Neto, ainda na semana passada.
O governador do Piauí, Wellington Dias, esteve no evento e avaliou como positivo o aumento da bancada petista e a possibilidade de aumento nas eleições de outubro.
“Eu acredito, neste caso sou grato ao Partido dos Trabalhadores, assim como a outros partidos que se abrem e recebem líderes para que possamos aqui, em um mesmo campo político, atuar nas eleições de 22 e é claro o resultado deste esforço também será na ampliação tanto na bancada da Assembleia Legislativa, como na bancada da Câmara Federal que é o objetivo do campo político para com uma maior representatividade trabalhar num ambiente bem mais favorável no projeto de estado que defendemos”, avalia o governador Wellington Dias (PT).
O PT no Piauí faz um acordo para formar a federação com o PCdoB, PV e aguarda uma decisão do PSB.
“A federação já conta com a definição de três partidos: Partido dos Trabalhadores, o PCdoB e o PV e tem a possibilidade ainda, eu mesmo tenho esperança, em relação ao PSB. Por essa razão, resolveu o presidente do PSB do Piauí, o ex-governador Wilson Martins, aguardar um pouco mais para a tomada de decisão”, destacou o governador.
Outras filiações
Inicialmente, eram sete deputados estaduais e um federal. Mas, Hélio Isaías (Progressistas), Fabio Xavier (PL) e Nerinho (PTB) adiaram para a próxima semana a mudança.
Segundo Hélio Isaías, o adiamento aconteceu a pedido do ex-governador Wilson Martins, que comanda o bloco de parlamentares, e vai a Brasília participar de uma reunião da executiva do PSB, para comunicar que os parlamentares que iriam para a sigla desistiram depois que o partido não vai fazer federação com o PT a nível nacional.
“O ex-governador Wilson Martins faz parte da executiva nacional e pediu esse tempo para estar hoje à noite lá na executiva para explicar os motivos dele, uma vez que o PSB não vai fazer parte do quadro da federação e aí ficou acertado que na próxima terça-feira (22), nós iremos nos filiar ao PT”, afirmou Isaías.
A previsão é de que pelo menos 15 deputados, sendo três federais, mudem de partido aproveitando o prazo aberto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/J/w/ptJZjTSQ2awhaTAo4MqQ/img-1886.jpg)
Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1 Piauí
Fonte: G1 Piauí