O Piauí segue sob influência de um padrão atmosférico que vem favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas e de intensidade variável, sobretudo nas regiões centro-norte, sudeste e sudoeste do estado. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as precipitações devem persistir até esta quarta-feira (22), com redução gradual ao longo da quinta e sexta-feira, quando o sol volta a predominar e as temperaturas voltam a subir.
Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Semarh, o Piauí atravessa um momento de transição do período seco para o mais úmido, o que explica o aumento das chuvas nos últimos dias.
“As condições meteorológicas começam a indicar essa mudança de padrão, favorecendo chuvas que já vêm sendo registradas há alguns dias em diversas regiões. Cidades como Oeiras, que estavam com temperaturas acima dos 41 °C, tiveram precipitações significativas, o que ajudou a amenizar o calor”, explicou a meteorologista.
Sônia destacou ainda que Teresina e municípios próximos estão dentro de uma área de alerta laranja, que indica chuvas com potencial de perigo, segundo o aviso conjunto emitido pela Semarh e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“De hoje até amanhã, Teresina e outras cidades como Floriano estão sob risco de chuva forte, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas ou até 50 milímetros em apenas uma hora”, alertou.
Chuvas mais intensas nas últimas 24 horas
Dados da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece/Semarh-PI) mostram que, nas últimas 24 horas, as maiores precipitações foram registradas nos seguintes municípios:
-
Curimatá: 45,6 mm
-
Avelino Lopes: 42,0 mm
-
Redenção do Gurguéia: 37,0 mm
-
Prata do Piauí: 36,5 mm
-
Castelo do Piauí: 28,0 mm
-
São Francisco de Assis do Piauí: 25,0 mm
-
Nazaré do Piauí: 20,4 mm
-
Sigefredo Pacheco: 19,7 mm
-
Oeiras: 18,5 mm
-
Palmeirais: 15,6 mm
-
Teresina: 14,0 mm
-
Alto Longá: 13,0 mm
-
Santa Cruz do Piauí: 5,0 mm
-
Betânia do Piauí: 2,0 mm
Calor ainda predomina em parte do estado
Mesmo com as chuvas, as temperaturas seguem elevadas, especialmente no interior. Segundo o boletim do Inmet e da Semarh, nesta segunda-feira (20) as maiores temperaturas do Piauí foram registradas em:
-
Picos: 38,6 °C
-
Paulistana: 37,2 °C
-
Valença do Piauí: 36,5 °C
-
Oeiras: 36,4 °C
-
Teresina: 36,1 °C
A meteorologista reforçou que, na quinta (23), as chuvas devem ocorrer apenas de forma pontual e influenciadas por fatores locais, principalmente nas primeiras horas do dia, enquanto o sol e o calor intenso voltam a predominar em todo o estado.