Chuvas se concentrarão em regiões específicas do Piauí, diz climatologista

A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), informou nesta terça-feira (10) que as chuvas no Piauí se concentrarão em áreas específicas nos próximos dias.

“Nós vamos observar entradas de umidade em altos e baixos níveis, mas essas chuvas ficarão mais concentradas na porção central do mapa do estado do Piauí, abrangendo cidades como Floriano e até próximo de Picos. Serão chuvas isoladas, incluindo também o Centro-Sul, em localidades como Uruçuí, Santa Filomena e descendo até Corrente. Os maiores acumulados deverão ocorrer nessas áreas”, explicou a especialista.

Previsão para hoje

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Sara Cardoso também destacou que ainda há possibilidade de chuva em todas as mesorregiões do estado, com maior incidência nas cidades que fazem divisa com o Maranhão.

“Para esta terça-feira, há possibilidade de chuvas em todas as mesorregiões, especialmente nos municípios que fazem limite com o Maranhão. Porém, é importante ressaltar que a incursão de umidade será diferente da observada na última semana. Desta vez, o volume será menor, já que o vórtice ciclônico de altos níveis, que trouxe maior umidade, já se desconfigurou”, ressaltou a climatologista.

Sobre a capital, a especialista comentou que há chances de chuvas isoladas para esta terça-feira.

“Tem possibilidades de chuvas também para Teresina até hoje. Geralmente essas chuvas estão ocorrendo durante a noite, chuvas isoladas, e isso quer dizer que a chuva não vai abranger todo o território do município”, destacou Sara Cardoso.

Maiores acumulados de chuvas nas últimas 24 horas
  1. Teresina: 49 mm
  2. Palmeirais: 41 mm
  3. Cocal: 28,2 mm
  4. Caraúbas do Piauí: 21,1 mm
  5. São João da Fronteira: 20 mm
  6. Caxingó: 19 mm
  7. Picos: 10 mm
  8. Prata do Piauí: 6 mm
  9. São José do Divino: 6 mm
  10. Santa Cruz dos Milagres: 5 mm

Fonte: Cidade Verde