Chuvas isoladas devem atingir o Piauí entre os dias 20 e 23 de outubro; Sul do estado deve concentrar maiores volumes

#

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI), divulgou um boletim hidrometeorológico indicando a possibilidade de chuvas isoladas em várias regiões do Piauí entre os dias 20 e 23 de outubro. Segundo o documento, os maiores acumulados devem ocorrer nas regiões centro-sul, sudoeste e extremo sul do estado, embora o fenômeno ainda não represente o início do período chuvoso.

A meteorologista Sônia Feitosa explicou que o Piauí ainda atravessa uma fase de clima quente e seco, típica de outubro, mas com sinais de mudança. “O estado do Piauí atravessa ainda a condição de clima predominantemente marcado por altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ausência de chuvas. Entretanto, percebe-se que mudança já vem acontecendo. Os padrões atmosféricos estão trazendo um pouco mais de umidade, o que melhora o cenário nas regiões mais afetadas pela seca, reduz as temperaturas e diminui a incidência de incêndios”, destacou.

Sônia acrescentou que, embora as temperaturas continuem elevadas, as chuvas previstas — mesmo que pontuais — ajudam a amenizar o calor e aumentar a umidade. “Vai ficar alta a temperatura? Vai, mas nesse momento da chuva, elas são amenizadas e a umidade relativa do ar melhora”, completou.

O boletim prevê temperaturas máximas entre 33 °C e 39 °C, podendo ultrapassar os 40 °C em áreas do semiárido. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, variando entre 20% e 30%, especialmente nas horas mais quentes do dia. O céu deve permanecer parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas em regiões do centro-norte, sudeste e sudoeste do estado.

Entre os dias 20 e 21 de outubro, há chance de chuvas isoladas também no centro-norte, incluindo a região de Teresina, onde o alerta laranja do mapa indica áreas com possibilidade de precipitações mais intensas.

A Semarh reforça que o cenário climático ainda é de transição para o período úmido, e as chuvas devem continuar de forma irregular e localizada nas próximas semanas. O órgão recomenda atenção especial às altas temperaturas e baixa umidade, que ainda representam risco para incêndios e desconforto térmico.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas