Chuvas deixam rastro de destruição e prejuízos no interior do PI

Pluviômetros instalados na secretaria municipal de agricultura da cidade de São João do Arraial marcaram 190mm de precipitação durante a noite da última quarta-feira (20). Caíram 190 litros de água da chuva em cada metro quadrado de chão. A média anual de precipitações para a Região dos Cocais é de cerca de 1100mm.

A prefeita Vilma Lima ordenou a criação de uma força tarefa coordenada pelo Secretário de Agricultura Miguelzinho Rodrigues, para fazer um levantamento do prejuízos consequentes do temporal que atingiu a região. O secretário relata que, felizmente não houve vítimas humanas fatais e que os dados até o momento relatam apenas o rompimentos de cerca de 17 açudes e barragens públicas e privadas na zona rural do município.

A prefeita tirou um dia para acompanhar pessoalmente o trabalhos dos técnicos da secretaria de agricultura e do EMATER.

Além dos açudes e barragens que estouraram, vários quilômetros de estradas vicinais também foram seriamente danificadas em decorrências das enxurradas. Alguns trechos encontram-se intrafegáveis, esburacadas ou com poças de água, fator que dificulta bastante o trafego de veículos. A prefeita estuda decretar estado de emergência nos próximos dias.

Até o momento foram contabilizados 17 açudes e/ou barragens rompidos, deixando um rastro de grandes prejuízo aos produtores de peixes, alguns com perdas de produtos e estruturas que somam mais de 100 mil reais.

Os produtores literalmente viram seus esforços de anos, descendo por água abaixo. A maior parte dos pescados seriam comercializados durante o período da Pascoa e Semana Santa. Felizmente não houve vítimas humanas fatais.

Fonte: Capital dos Cocais