
Na tarde desta quarta-feira, 27 de agosto de 2025, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou o Chá da Tarde em alusão à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O evento aconteceu no auditório Poeta Braz Guilherme e reuniu mulheres da comunidade, autoridades locais e profissionais da assistência social para discutir o enfrentamento da violência doméstica e a importância da rede de proteção às vítimas.
O encontro iniciou com a acolhida aos participantes. A organização ressaltou a importância da campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto, referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. Estamos aqui reunidas para dialogar sobre os desafios e perspectivas de combate e prevenção da violência contra a mulher.
Em seguida, foram saudadas as autoridades presentes, incluindo a prefeita Wiliane Kelly, a secretária de Assistência Social Maria Lucicleide da Silva Dias, e representantes de serviços públicos do município, como Alexsandra Modesto e as assistentes sociais Carla Lariza e Maria do Socorro, que participaram do diálogo sobre o tema.
O encontro seguiu com a palavra da secretária de Assistência Social e da prefeita, que reforçaram a importância da campanha e do papel da assistência social na proteção das mulheres. Lucicleide Dias, reforçou a importância do evento e do engajamento da sociedade no combate à violência contra a mulher.
“Bem-vindos a esse evento, o nosso Chá da Tarde do Agosto Lilás. Um mês, uma luta, uma cor. É fundamental este evento para estarmos chamando a atenção da sociedade para esse tema, que é pouco falado e de grande importância. Estamos aqui como secretaria, para juntos lutarmos contra a violência contra a mulher e nos conscientizarmos sobre nossas responsabilidades”.
Ao abordar os direitos e a força da mulher, a secretária destacou a importância de cada participante reconhecer seu próprio valor e a responsabilidade coletiva de fortalecer a proteção e a igualdade no ambiente social.
“Temos poder, voz e o direito de nos defender, de trabalhar e de sermos o que quisermos, conforme nossas decisões, porque nós somos mulheres. É essencial que cada uma de nós reconheça nossa força e que possamos compartilhar esse conhecimento com a comunidade para construir uma sociedade mais justa e segura”.
A prefeita Wiliane Kelly fez um pronunciamento destacando a importância da campanha e do papel da sociedade no combate à violência contra a mulher. Em suas palavras, ela ressaltou o compromisso do município com a causa e chamou atenção para a conscientização da população sobre o tema.
“Agradeço a presença de cada uma de vocês neste momento tão importante, nesta campanha que visa combater a violência contra a mulher. É um prazer imenso estar aqui com vocês, debatendo e refletindo sobre um tema tão relevante e atual na sociedade em que vivemos”.
Wiliane Kelly enfatizou a necessidade de liberdade, dignidade e atenção aos sinais de violência, destacando que o Agosto Lilás representa a força das mulheres.
“O Agosto Lilás é a representação da nossa liberdade e da nossa dignidade como mulheres. Nós somos fortes e corajosas. A violência não é só física, é psicológica, moral, sexual e patrimonial, e muitas vezes acontece perto de nós sem que percebamos. Precisamos estar atentas e dar espaço para que cada mulher que sofre violência possa se sentir segura para compartilhar seu sofrimento, sem julgamentos, apenas com apoio e escuta”.
Posteriormente as profissionais da pasta reduziram atividades voltadas à conscientização, orientações e fortalecimento de vínculos, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre a violência doméstica e os direitos das mulheres.
A assistente social Carla Lariza destacou a importância de trabalhar a campanha junto às mulheres atendidas pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, enfatizando o compromisso da gestão municipal com a prevenção da violência.
“Todos os anos temos essa preocupação de trabalhar o Agosto Lilás, que é o mês de combate à violência contra a mulher. Hoje a gente fez em forma de dinâmica, construímos uma rede de apoio e explicamos a importância das mulheres se apoiarem, se acolherem e, principalmente, recorrer e buscar ajuda quando necessário.”
A dinâmica realizada objetivou com que cada participante pôde refletir sobre a luta contra a violência e o valor da sensibilidade e cuidado entre as mulheres.
O evento foi encerrado com agradecimentos às autoridades, profissionais e participantes, destacando o compromisso do município em ampliar ações de prevenção e apoio às mulheres e suas famílias.
Mais fotos