Centenas de jovens participam do Jubileu da Juventude da Diocese de Picos

Na tarde deste sábado, 13 de setembro de 2025, a Diocese de Picos promoveu o Jubileu da Juventude, reunindo centenas de jovens das paróquias e áreas pastorais que compõem a Diocese. O evento faz parte das comemorações pelos 50 anos de instalação da Diocese de Picos e integra o calendário do Ano Santo Jubilar “Peregrinos da Esperança”, convocado pelo Papa Francisco e celebrado a cada 25 anos por toda a Igreja.

A programação teve início às 14h, na quadra do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), em Picos –PI, com momentos de acolhida, oração, adoração e animação. Em seguida, os jovens participaram de uma caminhada até a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde, às 18h, foi celebrada a Missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelo Padre Allef Antônio, referencial para a juventude na Diocese.

A jovem Brenda Reis, da cidade de Belém do Piauí, destacou a importância do momento: “Estou aqui participando do Jubileu da Juventude da Diocese de Picos, celebrando os 50 anos da Diocese dentro do Ano Santo de toda a Igreja. Como jovens, entendemos que a esperança nos dá motivo para continuar e seguir, apesar dos desafios da juventude. Esse momento é muito significativo. A juventude católica está viva”.

Em entrevista, o Padre Allef Antônio ressaltou o papel da juventude no contexto jubilar: “Dentro desse tempo tão especial do Jubileu da Esperança e dos 50 anos da Diocese, reunimos todas as nossas comunidades paroquiais com as mais variadas expressões juvenis. É a graça de Deus derramada sobre toda a Diocese na expressão vital da juventude, porque o jovem é peregrino da esperança”.

As celebrações jubilares tiveram início em 21 de setembro de 2024, como tema Diocese de Picos: 50 Anos Fortalecida na Esperança. O ciclo de eventos será encerrado no próximo domingo, 21 de setembro de 2025, com a realização do II Congresso Eucarístico Diocesano.

Mais fotos