CBF muda regulamento da Copa do Brasil; entenda!

Foto: Rodrigo Rodrigues/ Site da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou alteração no regulamento da primeira fase da Copa do Brasil de 2025.

A partir deste ano os clubes os visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar. Com isso, em caso de empate no tempo regulamentar, a classificação para a etapa seguinte vai será definida atráves da cobrança de penaltis.

No estado do Piauí, Altos e Parnahyba irão disputar a competição por terem sido campeão e vice-campeão Piauiense na última temporada.

Até 2024, as equipes dos potes A, B, C e D (de melhor ranking) jogavam fora de casa e entravam em campo com a vantagem de jogar por um empate. A regra foi utilizada pela CBF nas últimas oito edições do torneio. As duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em jogo único e, a partir de 2025, ambas serão decididas em cobranças de pênaltis, em caso de empate no tempo normal.

Na terceira fase da Copa do Brasil se mantém o formato já conhecido com os confrontos de ida e volta.

Ao todo, 80 clubes irão participar da primeira fase da Copa do Brasil 2025. A divisão dos potes da competição segue o posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

Fonte: Cidade Verde