
Durante a II Mandiofest, o município de Marcolândia, no Piauí, transformou-se em um cenário vivo da tradição vaqueira, ao sediar a emocionante VII Cavalgada Municipal da Amizade. O evento reuniu centenas de vaqueiros e apaixonados pela vaquejada, não apenas da cidade anfitriã, mas também de diversas cidades da região, todos juntos para celebrar a rica história, tradição e cultura do vaqueiro.
Matéria relacionada — FOTOS | Cavalgada da Amizade reúne centenas de vaqueiros durante II Mandiofest em Marcolândia — PI
Organizada pela empresária Rayanne Alencar, com o apoio da Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, a Cavalgada da Amizade fez parte da programação da II Mandiofest e aconteceu no último sábado, 19 de agosto. A jornada começou com uma concentração em frente à majestosa Igreja Matriz de São Cristóvão, onde foi celebrada uma comovente missa, presidida pelo padre Espedito, pároco de Marcolândia.
A missa não foi apenas uma cerimônia religiosa, mas também um momento de homenagem aos vaqueiros locais que desempenham um papel fundamental na preservação dessa cultura. Durante a celebração, os vaqueiros Joaquim Afonso, Joba, Vitor Manoel e Wesley Costa foram reverenciados com entoadas pelos aboiadores Romário, Clesinho e o repentista Marlon Torres, criando um ambiente de respeito e gratidão pela herança vaqueira que faz parte da identidade do município.
Após a cerimônia religiosa, a Cavalgada da Amizade tomou as ruas de Marcolândia. Em desfile os vaqueiros percorreram as principais ruas e avenidas da cidade. O som om música ao vivo e aboio, comandadas pelos aboiadores, e os trajes típicos dos vaqueiros criaram uma atmosfera única.
O ponto final da cavalgada foi a Chácara São João, onde a festa continuou. Diversos prêmios foram sorteados, proporcionando alegria e animação entre os participantes. Além disso, um jantar foi compartilhado entre todos, fortalecendo ainda mais os laços de amizade entre a comunidade.
Também estiveram presentes, a primeira-dama, Auxilia Matos, o vice-prefeito, Valmir de Juracy, os secretários Paulo Pinheiro (de Administração), e Birica (Assistência Social), os vereadores Chaguinha Ramos (presidente da Câmara), Isadora Coutinho, Simone Viana, Clenilton Costa, e o prefeito de Francisco Macedo, Novim, acompanhado da primeira-dama Ester Damares, o vereador Adonias José, dentre outros.