
O prefeito de Prata do Piauí, Willhelm Barbosa (PT), decretou uma série de medidas restritivas para conter o avanço dos casos de coronavírus na cidade. Entre as pessoas que testaram positivo para Covid-19 está o próprio prefeito Willhelm, que está se recuperando em Teresina. O secretário de saúde de Prata, Fransuélio Melão, disse ao G1 que os casos na cidade dispararam depois do período de campanhas eleitorais.
Segundo o secretário, no período entre o início da pandemia e o início da campanha, houve 25 casos positivos de coronavírus na cidade. Do início da campanha até agora, foram 43 novos infectados. O número de casos subiu para 73. Quatro pacientes estão internados em hospitais de Teresina e Valença do Piauí.
Ainda segundo o secretário, o prefeito testou positivo há cerca de uma semana, e se recupera em Teresina. “Ele está tossindo e sentindo dores no pulmão, mas já está melhorando”, disse o secretário
Decreto
O decreto que restringe atividades econômicas em Prata do Piauí foi assinado na última sexta-feira (20) e tem validade até o dia 8 de dezembro. O decreto restringe o horário de funcionamento de estabelecimentos de serviços essenciais e não essenciais, e estipula multas para pessoas e estabelecimentos que descumprirem as determinações.
Segundo o decreto, os habitantes de Prata estão proibidos de entrar em estabelecimentos sem usar máscara. O decreto proíbe ainda as aglomerações de pessoas em praças ou calçadas. Em caso de descumprimento, as pessoas podem ser multadas em R$ 100.
O decreto proíbe ainda o comércio de bebidas alcóolicas, e de bares e restaurantes, o mercado público, eventos esportivos e atividades religiosas. Estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes podem continuar funcionando na modalidade delivery.
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Fonte: G1 PI