
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) vai receber, entre os dias 26 e 28 de agosto, uma visita técnica da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do Ministério das Mulheres, e da ONU Mulheres. A comitiva estará em Teresina para conhecer de perto o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira (CMB), inaugurada em 8 de março deste ano na capital.
A visita foi confirmada durante reunião virtual com as coordenadoras das CMBs em operação nas cidades de Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Salvador, São Paulo, São Luís, Ceilândia e Teresina. Segundo Andréa Bastos, coordenadora estadual da CMB Teresina, a unidade mesmo sendo recém-inaugurada, já apresenta avanços importantes no acolhimento e no enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Foi apresentado o projeto de diagnóstico das Casas da Mulher Brasileira que operam em todo o Brasil. Das onze unidades em funcionamento, apenas nove foram contempladas com esse projeto, entre elas, a Casa de Teresina”, afirmou Andréa.
A visita técnica tem como objetivo avaliar os fluxos de atendimento, a integração entre os serviços ofertados e identificar boas práticas e desafios locais, contribuindo para o fortalecimento da política nacional de enfrentamento à violência de gênero.
A unidade de Teresina funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, e está localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona norte da capital. O espaço oferece atendimento humanizado por equipe multidisciplinar, escuta qualificada e encaminhamentos necessários, inclusive aplicação de medidas protetivas de urgência.
A Sempi reforça que a articulação entre governos federal, estadual e municipal é fundamental para garantir os direitos das mulheres e promover um atendimento eficiente e seguro, fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de violência no Piauí.