A Carreta da Mulher Pernambucana ultrapassou, nesta semana, a marca de 20 mil (20.111) atendimentos. Desde o mês de maio, quando a assistência começou a ser ofertada, até os dias atuais, as unidades móveis do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, seguem firmes no propósito de expandir o cuidado especializado às mulheres de todas as localidades de Pernambuco.
As quatro carretas, com suas equipes multidisciplinares, equipadas com aparelhos de última geração, ampliam o acesso a consultas e exames essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. As unidades móveis, todas as semanas, caem na estrada com destino a municípios diferentes, onde levam esperança, qualidade clínica e cuidado humanizado.
Até o momento, a Carreta já contabiliza 10.266 mamografias, 4.329 consultas ginecológicas e 4.324 ultrassonografias de mama realizadas. As ações, nesta semana, estão localizadas nos municípios de Moreno, Nazaré da Mata, Gravatá e Custódia.
“Estamos em Gravatá com a Carreta. As unidades oferecem serviços como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, biópsia de nódulo de mama guiada por ultrassom, biópsia de lesão de colo do útero, além de consultas com mastologista e ginecologista. Nosso compromisso é ampliar esse cuidado para todas as pernambucanas”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, nesta segunda-feira (25/08).
Na última semana, entre os dias 18 e 23 de agosto, a Carreta da Mulher Pernambucana estacionou em Salgueiro – além de Aliança, Camaragibe e Santa Cruz do Capibaribe.
“Tem que haver a sensibilidade de que precisamos de exames periódicos. Aqui em Salgueiro temos poucos especialistas e, mesmo pagando particular, ainda demora muito. Estou amando o atendimento, é perfeito. E as meninas da Carreta da Mulher são superatenciosas”, contou Yomah Sá, de 52 anos, moradora de Salgueiro, após ser atendida.
Para as mulheres que desejam esse atendimento, os exames e consultas são agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) via Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Já no caso das mamografias, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar o exame por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.
Confira os locais de atendimento desta semana:
Carreta 1 – Moreno (25/08 a 30/08)
Local: AV. Dantas Barreto, 2265 – Centro
(Em frente ao Espaço Cultural Zazart Gomes)
Carreta 2 – Nazaré da Mata (25/08 a 30/08)
Local: Rua coelho Neto
(Parque dos Lanceiros)
Carreta 3 – Gravatá (25/08 a 30/08)
Local: Parque da Cidade
(Próximo ao Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa)
Carreta 4 – Custódia (25/08 a 30/08)
Local: Praça Padre Leão
(Parque Zé do Povo)