Carreta da Mulher Pernambucana ultrapassa 13 mil atendimentos em dois meses

Com 13.357 mil atendimentos, a Carreta da Mulher Pernambucana completa dois meses desde seu lançamento no final de maio. Uma estratégia do Governo do Estado, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que leva atendimento especializado para as mulheres nas quatro macrorregiões. Nesta semana, de 04 a 09 de Agosto, a Carreta estará nos municípios de Garanhuns, Petrolina, Surubim e Abreu e Lima.

A Carreta atende das 8h às 17h, disponibilizando exames como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção mamária guiada por imagem, biópsia de lesão no colo do útero, além de consultas com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista.

Nestes dois meses de funcionamento, as mamografias e as ultrassonografias de mama estão no topo dos atendimentos realizados, com 6.748 e 2.891, respectivamente. Os números refletem o impacto positivo da estratégia na saúde do estado, com foco na diminuição da demanda reprimida.

Os atendimentos na Carreta são agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Já as mamografias são ofertadas por demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento médico, para mulheres entre 50 e 69 anos.

“A Carreta disponibiliza consultas e exames essenciais para a saúde das pernambucanas, é um compromisso da gestão da governadora Raquel Lyra que tem priorizado o cuidado com as mulheres, levando mais dignidade, prevenção e diagnóstico para todo o estado”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Confira os locais de atendimento desta semana:

Carreta 01 – Abreu e lima (04 a 09/08)

Local: Caetés I, na praça do terminal. Enfrente a Rua 157

Carreta 02 – Surubim (04 a 09/08)

Local: Rua Antônio de Medeiros Sobrinho, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Carreta 03 – Garanhuns (04 a 09/08)

Local: Rua Joaquim Távora – Heliópolis (em frente a GERES)

Carreta 04 – Petrolina (04 a 09/08)

Local: Praça da Juventude – Bairro João de Deus