Capacitações técnicas e troca de experiências marcam o segundo dia de atividades da IV Mandiofest em Marcolândia–PI

Conhecida como a “Terra dos Ventos e da Farinha”, Marcolândia–PI deu continuidade nesta sexta-feira (15) à IV edição da Mandiofest, evento que celebra a tradição, a cultura e o protagonismo da mandiocultura na economia local.

Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura e de Cultura e Turismo, a festa tem como objetivo valorizar e incentivar o cultivo da mandioca, símbolo da identidade produtiva do município.

O segundo dia de programação foi marcado por capacitações técnicas, rodas de conversa e troca de experiências entre produtores e especialistas, reforçando a importância do conhecimento no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento regional.

A abertura oficial aconteceu no Mercado Municipal, onde os participantes foram recepcionados com o já tradicional Mandiocafé, espaço de acolhimento e integração entre agricultores, autoridades e parceiros institucionais. Em seguida, a solenidade contou com discursos de autoridades locais que destacaram a relevância do evento para o município.

O prefeito Dr. Corinto Matos enfatizou o papel central da mandiocultura para a economia local. “A mandiocultura é nosso carro-chefe, que fomenta a economia, gera emprego e renda aos pequenos agricultores e fortalece o comércio. Esses três dias serão de muito conhecimento, com palestras sobre melhoramento do solo e incentivo à mandiocultura, atraindo novos recursos e mais parceiros. Temos palestrantes de nível nacional e vamos transformar isso em uma realidade cada vez mais forte.” Disse.

Na oportunidade o vice-prefeito Valmir de Juracy ressaltou a projeção que o evento traz para Marcolândia. “É um avanço para o município, pois somos produtores dos derivados da mandioca. É uma forma de sermos reconhecidos a nível estadual e até nacional como produtores e industrializadores. Nossa economia gira em torno da mandioca, e queremos melhorar a vida dos nossos agricultores”. Ressaltou.

O coordenador de Agricultura e Abastecimento, Erivan Ramos, falou sobre a participação dos produtores locais. “Gratidão a Deus por esse momento, pois é o primeiro ano que estamos à frente da agricultura de Marcolândia. A Mandio Fest fomenta renda, incentiva investimentos e fortalece a agricultura. Hoje contamos com a presença de associações, do Sindicato Rural dos Trabalhadores e de agricultores que prestigiam esse momento. Agradeço ao prefeito e à gestão pelo apoio.”

Presente no evento, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mauricélia Caldas, reforçou a importância da festa. “É uma satisfação estar aqui. A mandioca é o recurso de Marcolândia, e estamos comemorando a IV Mandio Fest. Agradeço a todos os parceiros que estão aqui, trazendo conhecimento para os nossos pequenos agricultores.”

Ao longo do dia, palestras técnicas e rodas de conversa abordaram temas como o cultivo agroecológico da mandioca, através do Projeto Chapada, e o manejo adequado do solo, apresentado por técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Também estiveram presentes representantes do Banco do Nordeste, que apresentou linhas de crédito voltadas à cadeia produtiva da mandioca, destacando que mais de R$ 1,5 milhão já foram investidos em iniciativas locais, segundo o gerente da agência de Araripina–PE, Fábio Cipriano.

O gerente do Banco do Nordeste de Araripina–PE, Fábio Cipriano, ressaltou a parceria estratégica com o município de Marcolândia e o compromisso da instituição com o fortalecimento da agricultura familiar. “A Mandiofest é uma grande vitrine para o potencial produtivo de Marcolândia. O Banco do Nordeste tem orgulho de fazer parte dessa história, apoiando os pequenos produtores com crédito orientado e acessível. Já injetamos mais de R$ 1,5 milhão na cadeia da mandiocultura na região, e seguimos à disposição para ampliar esse apoio, fortalecer os negócios rurais e transformar projetos em resultados concretos para o campo.” Disse.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Marcolândia, por meio das Secretarias de Agricultura e de Cultura e Turismo, conta com o apoio do Governo do Piauí, Sala do Empreendedor, Sebrae, Banco do Nordeste, Projeto Chapada, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) e Banco de Desenvolvimento do Estado do Piauí S/A, (BADESPI). Em especial, a Secretaria de Administração e Finanças, liderada pelo secretário Paulão e a Sala do Empreendedor coordenada pela Silvana Jane, se destacou pela organização e suporte aos produtores, incentivando o empreendedorismo rural e ajudando a fortalecer os negócios locais.

Além da programação técnica, aconteceu a entrega de um trator novo para Tiago de Francisco de Zé Claro, pelo programa AgroAmigo, e de um caminhãozinho para Seu João, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar local.

A programação proporcionou ainda um espaço para que produtores locais compartilhassem experiências de sucesso, fortalecendo o vínculo entre o conhecimento técnico e a prática cotidiana no campo.

A organização do evento teve destaque para a atuação da Secretaria de Administração e Finanças, liderada por Paulão, e da Sala do Empreendedor, coordenada por Silvana Jane, que ofereceram suporte logístico aos produtores e incentivaram o empreendedorismo rural como ferramenta de transformação social.

A IV Mandiofest segue até domingo (17), com uma programação diversificada que inclui eventos esportivos, concursos culturais, shows regionais e a tradicional cavalgada. Mais do que celebrar a mandioca como um produto agrícola, o evento reafirma seu papel como símbolo da cultura, da identidade e da força econômica de Marcolândia.

Mais fotos