Capacitações abrem III Mandiofest em Marcolândia – PI

Foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, a terceira edição da tradicional Mandiofest em Marcolândia, no Piauí. Conhecida como a “Terra dos Ventos e da Farinha”, a cidade, localizada na tríplice fronteira entre Piauí, Pernambuco e Ceará, celebra a cultura e a importância da mandiocultura, principal fonte de renda local.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura e Cultura, tem como intuito valorizar e incentivar a cultura e a importância da mandiocultura — desde o manejo até os produtos derivados da mandioca.

A abertura da festividade ocorreu no Mercado Municipal e contou com a realização de diversas capacitações voltadas para os produtores, fabricantes e agricultores familiares. O evento também reuniu autoridades, incluindo o prefeito Dr. Corinto, o vice-prefeito Valmir de Juracy, vereadores, secretários e a comunidade em geral.

Em entrevista, o prefeito Dr. Corinto expressou grande expectativa para a festividade, destacando a importância do evento para a economia local e a valorização da cultura agrícola da cidade. “Falar sobre a importância da cultura da mandioca para nossa cidade é destacar o papel fundamental que ela desempenha na geração de emprego e renda. Com mais de setenta casas de farinha em operação, a mandioca é o principal motor da nossa economia. Esta festividade, que iniciamos em 2022, é uma iniciativa da nossa gestão e temos expectativas positivas para esta edição, especialmente no que diz respeito ao aquecimento econômico local. Além disso, estamos investindo na capacitação dos nossos produtores para aumentar a produtividade e fortalecer ainda mais nossa cultura. Os shows festivos com artistas renomados também contribuem para impulsionar a economia e fortalecer a comunidade.” Disse.

Na oportunidade, a primeira capacitação foi ministrada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), representada pelo engenheiro Jaeveson Silva, que abordou as técnicas modernas de produção de mandioca.

Em seguida, o Banco do Nordeste, representado pelo gerente Fábio Ciprino e técnicos da instituição, trouxe informações sobre linhas de crédito e inovações para agricultores, ressaltando as oportunidades de financiamento, onde para este ano a previsão é de 20 milhões no município, e suporte técnico disponíveis.

O secretário de Agricultura, José Orlando, compartilhou sua satisfação em poder realizar mais uma edição da Mandiofest, enfatizando o impacto positivo do evento na vida dos produtores e na promoção da mandioca como produto chave para o desenvolvimento regional. “O evento é uma oportunidade única para fortalecer ainda mais a nossa mandiocultura, que é a base da economia de Marcolândia. Estamos muito felizes em ver a participação ativa dos nossos produtores e agricultores, que estão sempre em busca de aprimorar suas técnicas e conhecimentos. A Mandiofest não é apenas uma celebração, mas um espaço de aprendizado e troca de experiências, onde podemos evoluir juntos, trazendo mais inovação e qualidade para a produção local. Nosso objetivo é garantir que a mandioca continue sendo uma fonte de sustento e orgulho para nossa comunidade.” Destacou.

João Gomes, produtor do município, também destacou a importância da festividade, afirmando que as capacitações e o apoio institucional são fundamentais para melhorar a produção e garantir um mercado mais sólido para os produtos derivados da mandioca. “Essa festividade é de grande importância para todos nós, pois representa um forte incentivo para a nossa comunidade. Acredito que só tem a ganhar quem participa, aproveitando as oportunidades de aprendizado e crescimento que a Mandiofest oferece. Estou confiante de que este evento continuará a se expandir e a se tornar ainda mais significativo para Marcolândia a cada ano.” Enfatizou.

A III Mandiofest continua com uma programação a noite, com apresentações no Palco da Cultura com os cantores Regis Muniz, Henrique Vianna, Lamarck, Sirano e Sirino, e Israel Silva.

Veja fotos;