Campanha de castração pet realiza procedimentos gratuitos em Padre Marcos

Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura de Padre Marcos promoveu a I Campanha de Castração Pet, uma ação realizada por meio das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde. O mutirão aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da equipe técnica e profissionais veterinários especializados.

No total, foram realizadas 23 castrações de animais, sendo 12 cães e cadelas e 11 gatos e gatas. O trabalho contou com a coordenação da médica veterinária do município Dra. Safira Coutinho, com o apoio do técnico da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Sebastião Neto, e do veterinário Dr. Fagner, responsável pela execução dos procedimentos. Antes da realização do mutirão, os tutores puderam agendar a castração de seus animais na Secretaria Municipal de Agricultura.

A Prefeitura reforçou que novas edições da campanha deverão ser realizadas, garantindo que mais famílias e animais possam ser contemplados com o serviço gratuito e de grande relevância para o município.

A Dra. Safira Coutinho, ressaltou a importância do mutirão de castração, que atendeu 23 animais, e destacou a próxima campanha de saúde animal.

“Hoje realizamos o mutirão de castração, com um total de 23 animais atendidos. Quero parabenizar a gestão municipal pela iniciativa, que contribui significativamente para o bem-estar dos pets e o controle populacional. Além disso, vamos promover em breve a campanha Antirrábica, no dia 20 de outubro, que é essencial para a proteção de machos e fêmeas, ajudando a prevenir doenças e reduzindo o risco de fugas”, afirmou a veterinária.

O médico veterinário Dr. Fagner Santos, responsável por realizar o primeiro mutirão de castração em Padre Marcos, explicou a relevância do procedimento e os cuidados adotados.

“A campanha de castração aqui hoje no município de Padre Marcos tem a iniciativa de diminuição da superpopulação de animais, de reduzir as ninhadas indesejadas e também de contribuir para a diminuição do abandono e dos maus-tratos. A castração é feita com anestesia geral, é um procedimento rápido e seguro, que traz inúmeros benefícios não só para os animais, mas também para a comunidade. Apesar de existir risco em qualquer intervenção, trabalhamos da melhor forma para minimizá-los e garantir a saúde dos pets”, ressaltou.

Durante o evento, os secretários municipais das três pastas envolvidas destacaram a importância da iniciativa. A secretária de Meio Ambiente, Geneilsa Ana de Oliveira Sousa, ressaltou o impacto ambiental e sanitário da campanha.
“Essa ação representa um passo fundamental para o controle populacional de animais em nosso município. A castração contribui diretamente para reduzir abandonos, evitar a proliferação desordenada e promover mais saúde e bem-estar tanto para os pets quanto para a comunidade.”

A secretária de Saúde, Maria Lúcia da Silva, enfatizou os benefícios para a saúde pública. “A castração é também uma medida de prevenção de doenças. Reduzimos riscos de zoonoses e protegemos a saúde das famílias, ao mesmo tempo, em que garantimos um cuidado mais responsável com os animais. É uma forma de unir saúde humana e saúde animal em uma mesma estratégia de proteção.”

Mais fotos