Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em Padre Marcos — PI

No município de Padre Marcos — PI, o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado na última quarta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade.

— Clique aqui e confira todas as fotos da caminhada!

A ação foi promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a de Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e faz parte das ações referentes ao Maio Laranja.

A concentração aconteceu na Praça do Abrigo, em frente a sede da Secretaria de Assistência Social.

Com a participação de alunos das escolas da rede pública de ensino, a passeata alertou, por cartazes e faixas com mensagens de combate à violência, a importância e necessidade de união da sociedade para o enfrentamento do problema, com foco na prevenção.

A passeata também sensibilizou a população, bem como orientou sobre os canais de denúncia. A psicologa Vanessa Marques e Assistente Social Carla Lariza explanaram sobre o dia, bem como, explanaram sobre diferença entre abuso e exploração sexual e destacaram que o município segue lutando na prevenção contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Maria Lucicledie, secretaria de Assistente Social, explicou sobre o objetivo da caminhada. “Estamos dando continuidade as ações em alusão ao Maio Laranja, e hoje, estamos vinhemos a rua para chamar a atenção da nossa sociedade de como proteger nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Secretaria de Assistente Social de Padre Marcos — PI, Maria Lucicledie.

O dia 18 de maio

Em 1973, neste dia, uma menina de 8 anos, do município de Vitória — ES, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra essa categoria de violência.