
A Câmara Municipal de Vereadores de Belém do Piauí realizou pela primeira vez na história do município uma sessão virtual através de videoconferência. É o Poder Legislativo inovando, cumprindo a lei, protegendo com zelo funcionários, vereadores e a população, dando continuidade aos trabalhos e o bom andamento do município.
Mesmo em fase de teste, o novo sistema virtual funcionou de modo a permitir a votação de projetos da Ordem do Dia e o cumprimento dos procedimentos regimentais da Câmara, tais como a verificação de quórum, a aprovação de atas, a leitura de expedientes (internos e externos) e as deliberações sobre pedidos de urgência para as próximas sessões.
A sessão que aconteceu nesta última sexta-feira, 8, contou pouco mais de 1 hora de trabalho, o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Geraldo de Carvalho (MDB), garantiu o amplo debate, através dos encaminhamentos das lideranças partidárias e a discussão para o aperfeiçoamento das matérias em votação.
Na ordem do dia, foi apresentado no plenário o Projeto de Lei do Executivo n°056/2020, de 29 de abril de 2020, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2021 do Município de Belém do Piauí-PI. O PL agora será encaminhando as comissões competentes.
Além disso, Dois Requerimentos de autoria do vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (MDB), foram votados e aprovados pelos parlamentares, sendo eles, o Requerimento n°050/2020, de 06 de maio de 2020, pedindo Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Professor João Manoel da Silva, e o Requerimento n°05/2020, de 06 de maio de 2020, solicitando Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Lindomar Martinho de Carvalho.
A sessão teve, além das votações, a fala facultada aos vereadores. Muitos deles que se pronunciaram, homenagearam as duas vítimas do grave acidente acontecido no município, a postura Administração Municipal diante da crise do novo coronavírus e deixaram ainda mensagens felicitações em virtude dia das mães.
Ao final o Presidente da casa avaliou a sessão como muito proveitosa. “Por ser a primeira sessão, lógico, aparecem algumas falhas, mas no geral o trabalho ocorreu com êxito”, disse.
O Assessor de Comunicação Independente, Mateus Ribeiro, responsável pelo gerenciamento eletrônico explica que a tecnologia utilizada é a mesma adotada pelo congresso nacional. “O objetivo principal é garantir a continuidade dos trabalhos, sabemos que momento não tem sido fácil para o nosso país, nosso Estado, e seguindo todas as medidas e com muito estudo e trabalho, conseguimos viabilizar a realização da sessão virtual e dessa forma mantendo os trabalhos e protegendo a população. ” Disse.
A primeira sessão virtual do município de Belém do Piauí contou com a presença dos nove vereadores, sendo eles, o Presidente da Câmara Bernardino Geraldo de Carvalho (MDB), o vice-presidente Francisco Felipe de Sousa Filho (Cicisso) – PSDB, a 1° Secretária Rosiane de Sousa Ribeiro – PSDB, o 2° secretário Antônio Marcelino da Silva Neto – MDB, e os demais vereadores, Ildimar Honorato Granja (MDB), Luís de Sousa Carvalho (Luizinho) – PSB, Raimundo Antonio de Sousa (PSD), Francisco Zacarias Ribeiro ,o Burenga – PT, Moisés Ângelo Ribeiro e o Advogado José Benedito Neto.
Veja a 65ª sessão ordinária da atual legislatura, que foi transmitida pelo facebook na página da Câmara (www.facebook.com.cmvbelempi).
https://www.facebook.com/cmvbelempi/videos/2914640961916943/
Fotos da Sessão;