Brigadistas de cinco municípios do Vale do Canindé recebem formação para combate a incêndios florestais

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo, de 22 a 24 de abril, um treinamento intensivo voltado à capacitação de brigadistas nos municípios de Simplício Mendes, Bela Vista, Conceição do Canindé, São João da Varjota e Socorro do Piauí — todos situados na região do Vale do Canindé.

Ao todo, 65 brigadistas estão sendo formados por meio de cursos de prevenção e combate a incêndios florestais, em uma ação conjunta da Semarh com o Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí. O objetivo é preparar agentes locais para agir de forma rápida e segura diante de ocorrências de fogo em vegetações, especialmente nas regiões mais suscetíveis durante os períodos de seca.

O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou a relevância dessa iniciativa para a proteção ambiental e segurança das comunidades locais. “A capacitação dos brigadistas é uma ação fundamental para garantir a proteção do nosso patrimônio natural e a segurança da população. Estamos trabalhando de forma integrada para fortalecer a presença das brigadas municipais e evitar que os incêndios provoquem danos irreversíveis ao meio ambiente e à vida das pessoas”, afirmou o gestor.

A ação reforça o compromisso da Semarh com a prevenção de incêndios florestais e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à preservação ambiental e à segurança das comunidades do interior do Piauí.

O coordenador de Instrução e Prevenção a Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, alertou para os riscos enfrentados pelos brigadistas e a necessidade de preparo técnico e uso de equipamentos adequados.“Combater incêndios é sempre um risco à vida. Por isso, o trabalho precisa ser levado com seriedade, técnica e responsabilidade. As brigadas florestais municipais são essenciais para evitar prejuízos ambientais e socioeconômicos. Estar bem treinado faz toda a diferença no enfrentamento às chamas”, pontuou o coordenador.