Cento e dez famílias residentes nas comunidades Saco da Ema, Poço do Boi, Umbuzeiro e Curral Bonito, localizadas na zona rural de Patos do Piauí, estão ilhadas devido às chuvas intensas que aumentaram o volume de água na Barragem Poço de Marruá. Para auxiliar no transporte das pessoas até a sede do município, o Corpo de Bombeiros está com duas equipes no local fazendo o traslado por meio de lanchas durante esta sexta-feira (05).
O tenente do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos, tenente Medeiros, estão deslocando para a cidade viaturas e mais lanchas para auxiliar no transporte de pessoas e entrega de mantimentos.
“A guarnição que estava em Jacobina foi deslocada para Patos e equipes de Oeiras, Teresina, também estão se deslocando. Estamos solicitando reforços de viaturas, lanchas, porque o nosso trabalho é de retirada das famílias e levar mantimentos”, disse o tenente.
O Corpo de Bombeiros ainda orienta a população que não se arrisque tentando fazer a travessia a nado, pois há riscos reais de afogamento. As estradas vicinais se transformaram em grandes lagoas.
Prefeitura emite comunicado de alerta
Em razão do aumento de água na barragem Poço de Marruá, que transbordou, bares e restaurantes foram interditados. Em vídeos divulgados, proprietários dos estabelecimentos mostram a água invadindo as estruturas comerciais.
Em períodos normais, a barragem Poço de Marruá é bastante frequentada por banhistas e pessoas que buscam por momentos de lazer.
Fonte: Cidade Verde Picos (por Paula Monize, com colaboração da estagiária Déssyca Barbosa)